quinta-feira, agosto 21, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasO Ministério da Fazenda dá início a seminário em Brasília focado em...

O Ministério da Fazenda dá início a seminário em Brasília focado em governança, riscos, controles e integridade

O Ministério da Fazenda realizou, na manhã desta quarta-feira (20), o 1º Seminário de Governança, Risco, Controle e Integridade – FAZ GRCI, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. O evento, com apoio institucional do Banco do Brasil, reuniu autoridades do Governo Federal, especialistas e líderes para discutir estratégias de fortalecimento da cultura de integridade, gestão de riscos, controles internos e governança no setor público.

Durante a abertura, Dany Secco, presidente do Comitê de Gestão de Riscos e Controles Internos e do Comitê Gestor de Integridade do Ministério da Fazenda, destacou a importância do seminário como um espaço de diálogo e troca de experiências, enfatizando o papel das instituições na promoção de práticas voltadas à integridade e governança.

A primeira palestra do evento foi conduzida pelo professor Mário Spinelli, da Fundação Getúlio Vargas, que tratou do tema “Integridade como inovação institucional: superando o formalismo”. Spinelli destacou a evolução dos programas de integridade no Brasil, que emergiram do setor privado e ganharam força com a Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), além de abordar a ampliação do conceito de integridade para incluir prevenção ao assédio, combate à discriminação e proteção de dados pessoais.

O painel “Reforma administrativa e integridade pública” encerrou a programação da manhã, com a participação da procuradora-geral da União, Clarice Costa Calixto, e do secretário extraordinário para a Transformação do Estado do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Francisco Gaetani, mediado pelo corregedor do Ministério da Fazenda, Antônio Carlos Vasconcelos Nóbrega.

A procuradora-geral ressaltou que fortalecer a integridade e a governança vai além de regras formais, sendo necessário cultivar uma cultura institucional de ética e transparência. O mediador Antônio Carlos enfatizou que a análise do contexto e das decisões dos servidores contribui para a construção de uma cultura de integridade e ética no serviço público. Francisco Gaetani, por sua vez, ressaltou que a transformação do Estado requer aprimoramento institucional e estratégias que possibilitem o debate sobre problemas estruturais.

As atividades do 1º Seminário de Governança, Risco, Controle e Integridade – FAZ GRCI prosseguem até esta quinta-feira (21), com transmissão ao vivo pelo YouTube do Ministério da Fazenda.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments