O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em colaboração com o UNICEF Brasil e as Fundações Van Leer e Maria Cecília Souto Vidigal, deu início, nesta quarta-feira (20), à Semana Nacional da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento, que se estende até sexta-feira (22), reúne secretários, equipes do ministério, parceiros institucionais e membros da sociedade civil para discutir a valorização, fortalecimento e transversalização das ações voltadas à Primeira Infância.
No primeiro dia de atividades, as mesas temáticas abordaram os efeitos do racismo no desenvolvimento infantil e o papel do SUAS na luta contra o racismo estrutural. Bruno Alves Chaves, coordenador-geral de Programas e Ações de Combate às Discriminações do MDS, destacou a importância de transformar as realidades e falar sobre as potências que ajudam nesse processo.
Mallon Aragão, coordenador-geral dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do MDS, ressaltou a necessidade de diálogo na construção de um SUAS antirracista, que deve reconhecer a importância de fortalecer os vínculos sociais. Lorena Lucena, coordenadora-geral de Políticas para Convivência Familiar e Comunitária do MDHC, destacou que o combate ao racismo na primeira infância deve ser prático e adaptado às realidades locais.
A Semana Nacional faz parte do Mês da Primeira Infância e reafirma o compromisso do MDS com o cuidado e a proteção integral das crianças. O evento conta com a participação de diversas secretarias do ministério, como a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (SENARC), evidenciando a abordagem colaborativa das políticas para a Primeira Infância.
Após as mesas, grupos regionais de trabalho se reuniram para elaborar planos de ação. Na quinta-feira (21), as atividades iniciam às 8h, com a abertura oficial às 9h, marcada pela presença do secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, e de outros dirigentes. O UNICEF e SENARC apresentarão um estudo sobre o Bolsa Família, seguido por uma mesa sobre proteção social e segurança alimentar na Primeira Infância.
Na sexta-feira (22), a programação começa às 9h com uma mesa sobre mobilização social e compromisso político. Às 13h30, a SNAS conduzirá uma discussão sobre a dimensão protetiva do SUAS na Primeira Infância, com o evento encerrando às 18h.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.