Entre os dias 17 e 20 de setembro, o Ministério da Cultura (MinC) promoverá o Seminário Internacional Culturas Tradicionais e Populares e Justiça Climática: Diálogos Globais, Conhecimentos Locais. A cerimônia de abertura, que incluirá a Conferência Magna, ocorrerá em Brasília, às 9h, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Nos dias subsequentes, as atividades acontecerão na Vila de São Jorge, localizada na Chapada dos Veadeiros (GO), e incluirão painéis, rodas de conhecimento, oficinas, feiras, exposições e manifestações culturais. O evento faz parte do XXV Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. As inscrições para participar devem ser realizadas até o dia 8 de setembro.
Segundo a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, o seminário se concentrará na interligação entre cultura e justiça climática, enfatizando a importância da participação de povos e comunidades tradicionais na busca por um mundo sustentável e justo. O debate se reveste de importância especial, uma vez que o Brasil será anfitrião da COP 30 em novembro.
O seminário contará com a presença de mestres, gestores públicos e pesquisadores de diversas partes do mundo, visando estabelecer um espaço de troca de experiências sobre as culturas tradicionais e os desafios climáticos atuais. Também será um momento para avançar na construção da Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares, em parceria com 18 pastas e ampla participação da sociedade civil.
Tião Soares, diretor de Culturas Tradicionais e Populares, ressaltou que o evento é uma convocação para reconhecer o papel vital dessas comunidades não apenas como guardiãs de saberes ancestrais, mas também como pilares na luta pela justiça climática. Ele enfatizou que esse encontro representa uma oportunidade única para amplificar as vozes de quem defende o equilíbrio entre a humanidade e a natureza.
O seminário é uma iniciativa do MinC, em colaboração com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, e conta com o apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Casa Cavaleiro de Jorge, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Caixa Econômica Federal.
A programação completa do evento será divulgada em breve.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.