quinta-feira, agosto 21, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMJSP participa de discussão sobre inteligência artificial com enfoque em gênero

MJSP participa de discussão sobre inteligência artificial com enfoque em gênero

Brasília, 20/08/2025 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) esteve presente, na terça-feira (19), no seminário intitulado "Política Externa Feminista Inclusiva: Perspectivas e Desafios para a América Latina", realizado no Instituto Rio Branco, em Brasília (DF). O evento foi promovido pelo Observatório de Política Externa Feminista Inclusiva (Opefi).

Representando o MJSP, a secretária Nacional de Direitos Digitais, Lílian Cintra de Melo, participou de um debate sobre "Inteligência Artificial e Política Externa Feminista: Novos Desafios e Fronteiras". Ao seu lado, estavam especialistas do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), como a pesquisadora Luisa Lobato e a cientista da computação Nina da Hora, além da representante da Embaixada da França, Julie Maraval.

Durante sua fala, Lílian destacou a presença da inteligência artificial (IA) na vida cotidiana e enfatizou que seu desenvolvimento não é neutro, uma vez que as escolhas tecnológicas podem perpetuar desigualdades históricas. “Uma abordagem de IA com perspectiva de gênero exige decisões conscientes para evitar vieses e conteúdos discriminatórios, garantindo que a tecnologia promova inclusão e não violência”, afirmou.

Ela reforçou que a Secretaria Nacional de Direitos Digitais (Sedigi) tem participado de fóruns multilaterais com o intuito de apresentar uma perspectiva tecnológica voltada à democratização do acesso à informação e à ciência, bem como demonstrar os impactos sociais da IA. Lílian observou que, embora a discriminação não seja um problema exclusivo da tecnologia, a IA a potencializa em grande escala, o que torna urgente a criação de diretrizes éticas sobre o tema.

Além disso, Lílian mencionou o trabalho do MJSP em debates internacionais sobre o uso responsável da inteligência artificial, abordando preocupações com discriminação e reconhecimento facial, além do desenvolvimento de guias que ajudam a sociedade a utilizar a tecnologia de forma segura e inclusiva. Segundo a secretária, o objetivo é equilibrar os avanços tecnológicos com uma regulamentação cautelosa, promovendo uma inteligência artificial ética e alinhada a princípios de gênero, diversidade e sustentabilidade.

Opefi

O Observatório de Política Externa Feminista é uma iniciativa da sociedade civil brasileira, focada no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e debates sobre as contribuições dos feminismos latino-americanos para a construção de uma agenda de Política Externa Feminista.

Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments