Cinquenta gestores de tecnologia, que atuam no Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), participam até esta quinta-feira (21/8) de um workshop em Brasília (DF). O evento, intitulado “Encontro de Especialistas – Cibersegurança no Brasil – Os Próximos Passos”, é uma parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Embaixada do Reino Unido, com apoio do British Standards Institution (BSI).
O diretor de Privacidade e Segurança da Informação da Secretaria de Governo Digital (SGD), Leonardo Ferreira, destacou a importância do encontro para discutir normas internacionais sobre engenharia social, ataques cibernéticos e a resiliência do ecossistema digital. Ele enfatizou que essa iniciativa é um passo significativo na transformação digital do Brasil, sempre alinhada à privacidade e segurança.
O workshop faz parte das atividades do Centro de Excelência em Privacidade e Segurança da Informação (CEPS GOV.BR), vinculado ao Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PSSI), que foi criado em 2023 para atender mais de 250 órgãos federais do SISP. O PSSI abrange várias áreas, incluindo governança, metodologia, maturidade, tecnologia e capacitação de pessoal.
O CEPS GOV.BR visa promover a cultura de privacidade e segurança da informação, implementando ações de conscientização e capacitação dos recursos humanos. Uma das iniciativas do Centro é a oferta de um curso de pós-graduação em Privacidade e Segurança da Informação, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), que tem como objetivo formar 120 alunos, além de já ter capacitado mais de 17 mil pessoas.
Além disso, o PSSI também é responsável pelo Centro Integrado de Segurança Cibernética do Governo Digital (CISC GOV.BR), que coordena a prevenção e resposta a incidentes de segurança cibernética em órgãos federais.
O BSI, fundado em 1901 no Reino Unido, é reconhecido internacionalmente por suas normas técnicas e colabora na harmonização de normas britânicas com as de outros países, promovendo a segurança cibernética e a privacidade das informações.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.