quarta-feira, agosto 20, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasDia da Luta pela População em Situação de Rua destaca ações do...

Dia da Luta pela População em Situação de Rua destaca ações do MDS em apoio a esse grupo vulnerável

No Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) reafirma seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas voltadas para essa população. A data foi oficializada pela Presidência da República em 4 de agosto de 2025.

Wellington Dias, ministro do MDS, destacou a importância da colaboração interministerial para mitigar as vulnerabilidades enfrentadas por essas pessoas. “Estamos favorecendo o diálogo e a integração entre os ministérios para melhor atender a população em situação de rua”, afirmou.

Desde 2023, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania tem implementado medidas da Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR), que busca garantir direitos e promover atenção a essa população. As ações são articuladas entre 11 ministérios, em sinergia com governos estaduais e municipais, grupos sociais, representantes do Legislativo e Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e a sociedade civil.

O “Plano Ruas Visíveis” propõe um conjunto de ações estruturadas em sete eixos: Assistência Social e Segurança Alimentar; Saúde; Violência Institucional; Cidadania, Educação e Cultura; Habitação; Trabalho e Renda; e Produção e Gestão de Dados.

Outro destaque é o Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), que oferece atendimento e acompanhamento a pessoas que habitam as ruas. O centro visa fortalecer vínculos sociais, facilitar a participação social e auxiliar na formulação de novos projetos de vida.

Os serviços disponibilizados incluem orientação individual e em grupo, além de encaminhamentos para outras políticas públicas que visam promover a autonomia e proteção contra situações de violência. Além disso, o espaço oferece acesso a documentação civil, locais para guardar pertences, higiene pessoal e alimentação. É importante ressaltar que crianças e adolescentes somente podem ser atendidos se acompanhados de um responsável.

Medidas adicionais incluem iniciativas relacionadas ao Cadastro Único e à Busca Ativa, que permitem que pessoas em situação de rua tenham acesso a programas como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). No âmbito da segurança alimentar, destacam-se ações como as Cozinhas Solidárias e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Em dezembro de 2024, o MDS divulgou uma análise detalhada da população em situação de rua, abrangendo conceitos, métodos de contagem e políticas públicas em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Na mesma ocasião, foi lançado um novo módulo do Observatório do Cadastro Único, que oferece dados e análises específicas sobre essa população.

Anderson Lopes, coordenador-geral do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua, expressou seu apreço pela iniciativa governamental. “Eu fui morador de rua e hoje estou no governo. É a primeira vez que uma pessoa com essa experiência ocupa um cargo no governo. Este estudo traz visibilidade para a população em situação de rua e reafirma a responsabilidade do governo”, disse.

O caderno de estudos foi elaborado com apoio do IBGE e do Ipea, reunindo dez pesquisas resultantes de discussões no Grupo de Trabalho Intersetorial sobre população em situação de rua. O objetivo é promover reflexão, abrir novos caminhos e reafirmar o compromisso do Governo Federal de não deixar ninguém para trás.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments