A educação é fundamental para o desenvolvimento de diversos setores da sociedade, incluindo o agropecuário, que tem mostrado um crescimento significativo no Brasil. Esse avanço é impulsionado pelo aprimoramento dos produtores rurais, que têm tido acesso a novas técnicas, tecnologias e informações. Com o propósito de capacitar servidores públicos e agentes do setor agropecuário, foi inaugurada em agosto de 2015 a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), vinculada à Subsecretaria de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Nos últimos dez anos, a Enagro se estabeleceu como uma referência entre as Escolas de Governo, sendo a única dedicada exclusivamente ao agronegócio em nível federal. A instituição também realiza um papel essencial na formação de produtores rurais, habilitando profissionais para funções específicas, como operadores de drones agrícolas e classificadores vegetais.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ressaltou a importância da Enagro para o desenvolvimento do setor: “Nos últimos dez anos, ela tem cumprido um papel essencial na qualificação de servidores e produtores rurais, fortalecendo políticas públicas e preparando o país para os desafios da produção sustentável e competitiva. Investir em capacitação é garantir o futuro do agro e a segurança alimentar da sociedade.”
A missão da escola é promover a formação e o desenvolvimento de servidores e agentes do setor agropecuário, priorizando a qualificação da gestão pública e a efetividade das políticas públicas. Com mais de 120 cursos disponíveis na modalidade de educação a distância, a Enagro abrange temas como defesa agropecuária, produção vegetal e animal, bioinsumos, vigilância sanitária, agricultura familiar e inovação.
Até o momento, mais de 104 mil alunos já foram capacitados em mais de 1.700 turmas, mantendo uma base de mais de 117 mil usuários ativos, com alcance tanto nacional quanto internacional. O curso de defesa agropecuária é o mais procurado, com mais de 44 mil formandos, seguido pela agricultura familiar, que conta com cerca de 30 mil alunos.
A coordenadora-geral da Enagro, Luciana Gomes, destacou que celebrar essa trajetória é reconhecer o papel estratégico da escola na construção de um serviço público mais preparado e comprometido com o futuro do agronegócio brasileiro.
A Enagro atua no desenvolvimento e capacitação não apenas de produtores rurais, mas também de servidores do Mapa e de agentes públicos de diferentes esferas, contribuindo para a promoção de políticas essenciais à segurança alimentar e à competitividade da produção agropecuária.
Além das ações formativas, a escola coordena programas de estágio, apoio ao desenvolvimento funcional e avaliação de desempenho dos servidores, além de organizar concursos e processos seletivos complexos, como as seleções de Adidos Agrícolas. A Enagro também tem implementado a Gestão por Competências (GCO) e redesenhado o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), alinhando-se às diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP).
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.