quarta-feira, agosto 20, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMTE autua empresa por irregularidades de trabalho infantil em contrato de aprendizagem...

MTE autua empresa por irregularidades de trabalho infantil em contrato de aprendizagem em Roraima

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) autuou uma empresa em Boa Vista (RR) por irregularidades relacionadas ao trabalho infantil em um contrato de aprendizagem, no dia 15 de agosto. A ação foi parte do Projeto de Combate ao Trabalho Infantil da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Roraima (SRTE/RR). O caso envolveu uma adolescente de 16 anos, que foi mantida em um ambiente prejudicial à sua formação e desenvolvimento psicológico e moral.

Durante o período de trabalho, a jovem relatou ter sofrido assédio moral e sexual, o que a levou a encerrar o contrato de aprendizagem de forma antecipada. A fiscalização, após entrevistas e análise de documentos, confirmou os relatos, lavrando autos de infração contra a empresa e encaminhando um relatório aos órgãos de proteção da criança e do adolescente.

Segundo a legislação, é dever do empregador garantir um ambiente de trabalho seguro e adequado para o desenvolvimento das habilidades do aprendiz. Contudo, a empresa não tomou medidas eficazes para prevenir riscos psicossociais e, mesmo após as denúncias, exigiu o retorno imediato da adolescente ao trabalho, sob a ameaça de caracterizar abandono de emprego.

A auditora-fiscal do Trabalho, Thais Castilho, destacou que casos de assédio moral e sexual ainda são pouco denunciados, muitas vezes ocorrendo de forma velada. Ela enfatizou a importância de os trabalhadores conhecerem as formas de comprovação desses episódios, como depoimentos, trocas de mensagens e gravações. “As vítimas devem ser incentivadas a denunciar, pois a banalização desses atos cria um ambiente favorável para práticas de assédio”, alertou.

Denúncias relacionadas ao trabalho infantil podem ser feitas no site: https://ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br/#!/.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments