quarta-feira, agosto 20, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMarina Silva discute o Balanço Ético Global com líderes climáticos no Rio...

Marina Silva discute o Balanço Ético Global com líderes climáticos no Rio de Janeiro

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enfatizou, neste sábado (16/8), os esforços do Brasil para mobilizar países na implementação de acordos voltados para o combate à emergência climática. A fala ocorreu no Rio de Janeiro durante a sessão “Um apelo moral à ação climática”, organizada pela The Climate Reality Project.

O evento integra o Reality Tour, que visa inspirar ações em todo o mundo contra a crise climática. Na ocasião, Marina destacou a importância do Balanço Ético Global (BEG), uma iniciativa liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, para promover um futuro mais justo e sustentável.

Ao abordar os impactos das mudanças climáticas, a ministra alertou que “o mundo chegou ao limiar do processo”, apontando que, a cada ano, cerca de 500 mil vidas são perdidas devido a ondas de calor, uma “guerra silenciosa” contra a vida humana. Ela ressaltou que “o único caminho é implementar”, reiterando a necessidade de um planejamento justo que envolva todos os setores e países, reconhecendo as responsabilidades compartilhadas.

Lançado em junho, o BEG contará com diálogos regionais até outubro em diferentes continentes. Essa ação é parte da proposta da presidência da COP30, que busca formar um “mutirão” para cumprir compromissos já estabelecidos, como triplicar a capacidade de energias renováveis e dobrar a eficiência energética, além de promover uma transição planejada no uso de combustíveis fósseis e na redução do desmatamento.

O debate foi moderado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que é também fundador da The Climate Reality Project. Ele enfatizou a possibilidade de o capitalismo contribuir para soluções sustentáveis, destacando que 93% da eletricidade gerada no último ano veio de fontes renováveis, com 85% desse investimento oriundo do capital privado.

Entre os participantes, esteve também Karenna Gore, fundadora do Center for Earth Ethics e colíder do BEG na América do Norte. Ela criticou a visão de separação entre os seres humanos e a natureza, chamando de “ilusão persistente” a ideia de que estamos acima dela.

O Reality Tour, realizado entre 15 e 17 de agosto, promove capacitações gratuitas para engajar lideranças climáticas em preparação para a COP30, que ocorrerá em novembro, em Belém (PA).
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments