terça-feira, agosto 19, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasCGU e PF investigam desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares

CGU e PF investigam desvio de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal iniciaram, nesta terça-feira (29), a Operação Korban, com foco na investigação de desvios de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares para a realização de eventos de esportes digitais.

A investigação começou a partir das ações da CGU, que visavam avaliar a transparência e o controle das emendas parlamentares, seguindo uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) dentro da ADPF 854.

As investigações buscam elucidar possíveis irregularidades na utilização de aproximadamente R$ 15 milhões em verbas federais repassadas a uma associação do Distrito Federal. Esses recursos foram destinados a jogos estudantis de esportes digitais (JEDIS) entre os anos de 2023 e 2024, por meio de termos de fomento com o Ministério do Esporte.

A operação resultou no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão, emitidos pelo STF, em estados como Acre, Paraná e Goiás, além do Distrito Federal. Também foram determinadas ações de sequestro de bens, incluindo veículos e imóveis, além do bloqueio de contas bancárias de empresas envolvidas nas investigações, com um impacto potencial de até R$ 25 milhões.

A CGU disponibiliza a Plataforma Fala.BR para o encaminhamento de denúncias. Cidadãos que tiverem informações sobre a operação ou outras irregularidades podem utilizar um formulário eletrônico, garantindo o anonimato ao selecionar a opção “Não identificado”. É importante que o denunciante escolha a categoria “Operações CGU” e mencione o nome da operação e a Unidade da Federação onde foi realizada.

A utilização de recursos públicos federais em iniciativas como os JEDIS tem como objetivo promover o desenvolvimento de estudantes da rede pública por meio de cursos na área de jogos digitais e e-sports, além de oferecer atividades pedagógicas. Contudo, qualquer desvio no orçamento pode comprometer a qualidade dessas capacitações, além de restringir o acesso a um público-alvo ainda maior, caso os recursos sejam mal direcionados.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments