Esta semana, os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviaram uma carta ao diretor-geral da Agência Internacional de Energia (AIE), anunciando a decisão do Governo brasileiro de iniciar os procedimentos para a adesão à Agência como membro pleno.
O pedido formal resulta da aprovação da Resolução n° 5/2025 pelo Conselho Nacional de Política Energética, que classificou a adesão do Brasil à AIE como uma prioridade na Política Energética Nacional.
O Brasil possui um histórico de colaboração com a AIE, tendo se tornado membro associado da Agência em 2017. Desde então, o país tem participado de diversas instâncias, grupos permanentes, comitês e grupos de trabalho da AIE. A parceria foi reforçada durante a presidência brasileira do G20 e na preparação para a COP30, abrangendo áreas como segurança energética, transição energética, contabilidade de carbono, dados e estatísticas, além de análise de políticas públicas no setor energético. Recentemente, a AIE concluiu a Revisão da Política Energética do Brasil.
A comunicação oficial por meio da carta representa o primeiro passo para a adesão, sendo que a decisão final caberá ao Conselho de Governadores da AIE, que atualmente é composto por 32 países-membros, 13 associados e 4 em processo de adesão.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.