No dia 30 de julho, comemora-se o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas. O Itamaraty está envolvido em diversas iniciativas nesta área, que incluem assistência consular às vítimas, campanhas de conscientização e a formalização de acordos de cooperação internacional para combater esse crime.
Embaixadas e Consulados estão disponíveis para receber denúncias de tráfico de pessoas, tanto de vítimas quanto de indivíduos que tenham informações relevantes sobre o assunto.
No portal consular, há materiais informativos, desenvolvidos em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Organização Internacional para Migrações, incluindo uma Cartilha com Orientações para o Trabalho no Exterior. As repartições consulares oferecem suporte humanizado, psicológico e jurídico às vítimas no exterior, além de auxílio em processos de repatriação.
Os funcionários consulares passam por treinamento contínuo e, desde junho, têm acesso ao Guia de Abordagem Rápida para Agentes Consulares em casos de Tráfico de Pessoas, fruto da cooperação entre o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a OIM.
Adicionalmente, o Itamaraty integra o Comitê Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONATRAP) e colaborou na criação do IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.