terça-feira, agosto 19, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasKfW e MPO revisam projetos no Ceará, Distrito Federal e Porto Alegre...

KfW e MPO revisam projetos no Ceará, Distrito Federal e Porto Alegre durante o 1º Encontro de Revisão de Carteira no Brasil

O Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), através da Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (SEAID), promoveu na terça-feira (15/7), em Brasília, o primeiro encontro de revisão de portfólio das operações do KfW Banco de Desenvolvimento, da Alemanha.

Essa colaboração, que se iniciou em 1965, consolidou a atuação do KfW no Brasil, abrangendo projetos voltados à eficiência energética, mobilidade urbana de baixo carbono, saneamento básico e adaptação às mudanças climáticas.

O evento contou com a presença de representantes da SEAID/MPO, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), além de representantes de governos estaduais, municipais e organizações envolvidas na execução de projetos financiados.

Durante a reunião, foram discutidos três projetos em andamento:

– Programa de Saneamento Básico para Localidades Rurais do Estado do Ceará – Águas do Sertão;
– Programa de Resiliência Climática em Cidades, da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb);
– Programa de Drenagem Urbana Resiliente às Mudanças Climáticas de Porto Alegre, que visa mitigar riscos climáticos extremos em um contexto de calamidade pública.

Além desses, foram abordadas iniciativas em planejamento, como o Projeto Curitiba Carbono Neutro, que foca na mobilidade sustentável e eficiência energética, e o Programa Acredita Nordeste, do Banco do Nordeste (BNB), destinado ao microcrédito e inclusão produtiva.

A pauta também incluiu discussões sobre projetos a serem apresentados neste ano, a preparação de novas propostas para 2026 e recomendações dos órgãos federais participantes.

Felipe Caixeta, Secretário Substituto da SEAID e responsável pela abertura do evento, destacou que o encontro é um passo significativo para aprimorar o acompanhamento dos projetos no Brasil e fortalecer a parceria com o KfW. Recentemente, o banco aderiu à Aliança para Gênero e Empoderamento Feminino no Financiamento Internacional, coordenada pela SEAID/MPO, que envolve outras instituições financeiras de relevância.

O evento também marcou a transição na diretoria do KfW no Brasil, dando boas-vindas à nova diretora Tabea Frieling e expressando agradecimento à diretora Saskia Berling, que finalizou seu ciclo de cooperação com o Brasil.

A expectativa é que a revisão de portfólio com o KfW se torne uma prática regular, com uma nova edição programada para 2026, contribuindo contínua e efetivamente para o fortalecimento da cooperação entre o Brasil e o banco de desenvolvimento alemão.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments