O governo brasileiro expressou satisfação com as recentes declarações do Reino Unido, Malta, Canadá e Portugal sobre a potencialidade de reconhecer a Palestina como Estado durante a 80ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, prevista para setembro.
Esses pronunciamentos, que se somam ao anúncio feito pela França na semana passada, evidenciam o aumento do engajamento da comunidade internacional em ações que buscam concretizar a solução dos dois Estados, a única alternativa viável para atingir uma paz duradoura no Oriente Médio.
Além disso, o governo brasileiro apela para que as nações que ainda não reconheceram a Palestina como Estado o façam com brevidade, e convoca todos os países a trabalhar pela adesão da Palestina como membro pleno da ONU.
Nesse cenário, o Brasil reafirma seu compromisso com a solução de dois Estados, defendendo a criação de um Estado da Palestina independente e viável, que coexistiria pacificamente com Israel sob fronteiras de 1967, incluindo a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, com Jerusalém Oriental como sua capital.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.