No último domingo (10), a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, participou do tradicional Grande Reinado do Rosário de Itapecerica, em Minas Gerais. Acompanhada do cantor e compositor Maurício Tizumba, a ministra integrou o cortejo que começou às 12h, saindo da Igreja de Nossa Senhora das Mercês e passando pelas ruas centrais da cidade, até chegar à Praça Santa Cruz, no bairro Alto do Rosário.
Na Praça, ocorreu uma encenação simbólica da Abolição da Escravatura, momento em que Macaé Evaristo e Tizumba foram coroados Reis de Nossa Senhora do Rosário. Durante seu discurso, a ministra enfatizou a importância histórica e cultural da celebração, ligando-a à luta pelos direitos humanos. “Hoje, no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, uma das minhas tarefas é fortalecer a história, a memória, a ancestralidade e a existência”, afirmou.
“É preciso lutar pela democracia, pois sem ela não há dignidade humana para ninguém. Estamos aqui para lembrar e garantir que atitudes de escravidão não sejam toleradas”, completou Macaé.
Maurício Tizumba, que participou da cerimônia de coroação, também destacou a necessidade de evoluir nas interpretações sobre a abolição. “Já retiramos a chibata e a forca dessa narrativa. Agora, é hora de nos livrarmos das algemas. Em vez da canga, que a Princesa Isabel leia e releia a nossa liberdade”, ressaltou Tizumba.
O Grande Reinado do Rosário de Itapecerica é promovido pela Associação do Reinado do Rosário de Itapecerica e pelo Ministério da Cultura (MinC), com apoio da Lei Rouanet. O evento conta com patrocínio da Nacional de Grafite e colaborações da Casa Rios, Construtora Dreams, Multimarcas Consórcios, Prefeitura Municipal de Itapecerica e Zifaf Reinado. As festividades deste ano começaram na sexta (8) e se estendem até esta segunda-feira (11).
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.