segunda-feira, agosto 18, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasA ministra Sônia Guajajara visitou os Centros Yanomami e Ye’kwana do MDHC...

A ministra Sônia Guajajara visitou os Centros Yanomami e Ye’kwana do MDHC em Boa Vista (RR), reforçando a atuação das iniciativas voltadas para os povos indígenas na região

Na última segunda-feira (11), a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, visitou o Centro de Referência em Direitos Humanos Yanomami e Ye’kwana (CREDHYY) e o Centro de Atendimento Integrado à Criança Yanomami e Ye’kwana (CAICYY), localizados em Boa Vista (RR). Essas iniciativas, parte da política pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), têm como objetivo promover, defender e garantir os direitos de grupos e populações em situação de vulnerabilidade. A agenda da ministra ressalta a importância do diálogo interinstitucional na defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil.

Os centros, instalados na Avenida Glaycon de Paiva, no centro da cidade, realizam ações de acolhimento, promoção cultural e fortalecimento dos direitos das comunidades Yanomami e Ye’kwana, colaborando também com outras comunidades como a dos Warao. Ambas as instituições estão sendo desenvolvidas como iniciativas-piloto para a criação e consolidação de outros equipamentos semelhantes em diferentes áreas do país, voltados ao atendimento de comunidades em diversos contextos.

A secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Élida Lauris, comentou sobre o modelo diferenciado desses centros, destacando a abordagem multidisciplinar, que envolve profissionais indígenas e busca combater as graves violações de direitos humanos enfrentadas por indígenas em Roraima. Ela afirmou que este é um esforço de articulação social com os principais órgãos públicos responsáveis pela implementação dos direitos humanos na capital e no estado.

Durante a visita, Sônia Guajajara salientou os avanços obtidos pelo CREDHYY e o CAICYY em prol dos povos indígenas da região. “Temos programado visitas periódicas a Boa Vista e ao Território Yanomami para acompanhar a situação de emergência. É sempre motivador constatar melhorias nas ações implementadas nos territórios e para os povos locais”, disse. Joênia Wapichana, presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), enfatizou o trabalho conjunto com o MDHC para restaurar a dignidade dos povos da Terra Indígena Yanomami e encontrar soluções para casos de vulnerabilidade e proteção social.

O evento também incluiu atividades culturais, que celebraram a diversidade e tradições indígenas, destacando a pintura de um mural coletivo que retrata elementos da natureza e da cultura local. Um ritual de defumação conduziu a apresentações de música e dança wapichana, evidenciando a importância da arte como forma de resistência e pertencimento.

Juntamente com a ministra, estiveram presentes a presidenta da Funai, Joênia Wapixana; o secretário nacional de Direitos Territoriais do MP, Marcos Kaigang; o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami, Maurício Ye’kwana; e demais autoridades, reforçando o compromisso conjunto do MDHC e do MPI na proteção de direitos, no combate às violações e na valorização da diversidade cultural dos povos originários.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments