Nos dias 18 e 19 de agosto, o Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (SAFC) e da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), realizará o II Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins. O evento ocorrerá em Palmas, como parte da programação da Semana do Patrimônio Cultural do estado.
O encontro visa fortalecer o Sistema Nacional de Cultura (SNC), promover oficinas para a implementação da Política Nacional Aldir Blanc e discutir sua integração com a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). O objetivo central é apoiar os gestores públicos municipais na elaboração e execução dos Planos de Aplicação de Recursos (PAR), além de ampliar a articulação entre municípios, estado e União para o fortalecimento das políticas culturais.
A secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, Roberta Martins, destacou a importância do evento, afirmando que “é um momento estratégico para fortalecer a rede de gestão cultural no Tocantins”. Ela enfatizou o compromisso do Ministério em trabalhar em conjunto com os gestores municipais, visando garantir que a cultura seja um direito efetivo e um vetor de desenvolvimento e inclusão nos territórios.
A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, também ressaltou a relevância do encontro para a articulação com os gestores sobre a organização da 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, programada para março de 2026. “A Cultura Viva é um modelo de parceria público-comunitária. Encontros como este são fundamentais para fortalecer essa rede e mobilizar os estados e municípios na construção da política nacional de base comunitária”, afirmou.
Durante o evento, haverá um estande do Ministério da Cultura para atendimentos individuais aos gestores municipais, além da participação de técnicos dos órgãos municipais de cultura em todas as atividades e oficinas.
A Semana do Patrimônio Cultural do Tocantins é uma ação conjunta do Ministério da Cultura, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-TO) e da Secretaria de Estado da Cultura do Tocantins (Secult-TO).
Além das atividades em Palmas, o MinC participará, no dia 19 de agosto, da inauguração da sede do Escritório Modelo de Conservação do Tocantins – Conviver, em Porto Nacional (TO). O projeto, desenvolvido pelo IPHAN em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e com apoio das Prefeituras locais, inclui um cortejo cultural, visita ao Casarão 1810 e uma agenda social na sede do Pontão de Cultura Tambores do Tocantins/Comsaúde.
Programação do II Encontro de Gestores Municipais de Cultura do Tocantins
Palmas (TO)
Segunda-feira (18)
08h às 12h – II Seminário de Arquivos Históricos Documentais do Tocantins – IFTO Palmas
14h às 17h – Mesa de Abertura e Oficina: “Desafios e implementação do Sistema Nacional de Cultura” – UFT Palmas
18h30 às 21h30 – Abertura Oficial da Semana do Patrimônio Cultural do Tocantins – Auditório do Senac Palmas
Terça-feira (19)
08h às 12h – Oficinas do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural – IFTO Palmas
14h às 18h – Oficinas para implementação da Política Nacional Aldir Blanc e integração com a Política Nacional de Cultura Viva – UFT Palmas
Inauguração da sede do Escritório Modelo de Conservação do Tocantins – Conviver
Porto Nacional (TO)
Terça-feira (19)
09h – Inauguração da sede do Escritório Modelo de Conservação do Tocantins – Conviver
09h30 – Cortejo Cultural e visita ao Casarão 1810
10h – Agenda social com movimentos culturais e entidades civis – Pontão de Cultura Tambores do Tocantins/Comsaúde
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.