domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasAs primeiras certidões de óbito retificadas de vítimas da ditadura serão entregues...

As primeiras certidões de óbito retificadas de vítimas da ditadura serão entregues em agosto

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), realizará na próxima quinta-feira (28/8) a cerimônia inaugural de entrega de certidões de óbito retificadas para vítimas de morte e desaparecimento político durante a ditadura militar. O evento está agendado para as 16h, no Auditório José Alencar, localizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, e outros membros da comissão estarão presentes.

A ação é uma implementação da Resolução nº 601/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e faz parte de uma série de solenidades que prosseguirá até dezembro, culminando no II Encontro Nacional de Familiares de Pessoas Mortas e Desaparecidas Políticas, que acontecerá em Brasília.

Esse trabalho resulta de uma colaboração entre a CEMDP, o MDHC, o CNJ e o Operador Nacional do Registro Civil de Pessoas Naturais, com o propósito de garantir registros corretos e preservar a memória das vítimas de graves violações de direitos humanos durante esse período.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments