domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasEm oficina virtual, o MMA aprova critérios para determinar áreas prioritárias na...

Em oficina virtual, o MMA aprova critérios para determinar áreas prioritárias na recuperação da vegetação nativa da Amazônia

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) conduziu, no dia 5 de agosto, a segunda oficina virtual voltada para a recuperação da vegetação nativa na Amazônia. O encontro teve como foco a validação dos critérios destinados à identificação de áreas prioritárias de recuperação.

Durante a oficina, foram discutidos com representantes da academia, organizações da sociedade civil, setor público e privado os critérios estabelecidos e os resultados de um estudo que priorizou a identificação de soluções custo-efetivas para a recuperação da vegetação, utilizando a metodologia da Programação Linear Inteira (PLI).

A ação foi realizada em parceria com o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e contou com o acompanhamento da Câmara Consultiva Temática de Inteligência Espacial e Monitoramento da Recuperação da Vegetação Nativa, no âmbito da Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (Conaveg). Até outubro de 2025, serão desenvolvidas análises para todos os biomas do Brasil.

Os resultados da avaliação abrangem aspectos ecológicos, sociais e econômicos da recuperação da vegetação, incluindo a conservação da biodiversidade, a segurança hídrica, a adaptação às mudanças climáticas e a viabilidade técnica e financeira. O objetivo é contribuir para uma alocação estratégica e eficaz de recursos destinados à recuperação vegetal no país.

“Nosso esforço visa claramente priorizar investimentos em restauração, sejam eles públicos ou privados, para maximizar o impacto das iniciativas em território. Quando a restauração é realizada em áreas identificadas como prioritárias, os benefícios em biodiversidade, clima e geração de emprego e renda aumentam significativamente”, afirmou Thiago Belote, diretor do Departamento de Florestas da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA.

Os resultados obtidos servirão como ferramentas de apoio à tomada de decisão, complementando outras avaliações e instrumentos, como políticas setoriais, agendas locais, oportunidades de financiamento e sinergias institucionais.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments