segunda-feira, agosto 18, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMDA, Incra e parceiros promovem mutirão de documentação e serviços para trabalhadoras...

MDA, Incra e parceiros promovem mutirão de documentação e serviços para trabalhadoras rurais e suas famílias no Espírito Santo

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do INCRA, deu início à edição 2025/2 dos mutirões de documentação para trabalhadoras rurais no Espírito Santo.

A iniciativa, que faz parte do Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, chegou ao município de Montanha no último final de semana, em parceria com a Prefeitura Municipal e com o apoio de diversas instituições públicas, incluindo governos federal, estadual e municipal, sindicatos e instituições financeiras.

“O sucesso dessas ações resulta de articulações e parcerias adaptadas às realidades locais. A equipe do MDA e do INCRA trabalha em conjunto com as prefeituras para identificar serviços necessários e buscar parceiros para a implementação. O nosso objetivo é não apenas facilitar o acesso à documentação, mas também expandir os serviços que promovem a cidadania e o bem-estar das mulheres trabalhadoras rurais e suas famílias”, destacou Girley Vieira, chefe de Articulação do MDA no Espírito Santo.

Maria Neusa de Souza, do assentamento Adriano Machado, foi uma das mais de 800 beneficiárias do mutirão em Montanha, recebendo o Contrato de Concessão de Uso da terra (CCU) do INCRA.

Penha Lopes, superintendente regional do INCRA no Espírito Santo, mencionou a importância da cooperação na oferta de serviços para as mulheres rurais e assentamentos, que incluíram a atualização de documentos e emissão de Cadastros da Agricultura Familiar (CAF).

No mutirão, as trabalhadoras rurais e suas famílias puderam emitir documentos como RG, CPF e carteira de trabalho, além de se cadastrar em programas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A iniciativa também contou com orientações sobre acesso ao crédito rural por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e renegociação de dívidas agrícolas.

Outros atendimentos incluíram assistência social com CadÚnico, orientações sobre Previdência Social, atividades culturais e ações de promoção à saúde e combate à violência contra a mulher. Uma unidade móvel do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo também esteve presente, oferecendo serviços relacionados a veículos e educação para o trânsito.

O evento contou com a participação de diversas instituições que visam facilitar o acesso às políticas públicas para a agricultura familiar e reforma agrária. A prefeita de Montanha, Iracy Baltar, ressaltou a importância do mutirão para as comunidades rurais, afirmando que cuidar de quem cultiva a terra é uma prioridade.

“Foi um momento de cuidado e fortalecimento para aqueles que sustentam a base da nossa cidade. É crucial que as políticas públicas cheguem onde realmente fazem diferença”, disse Iracy.

Laércio Nochang, superintendente federal do MDA no Espírito Santo, enfatizou que os mutirões vão além da prestação de serviços, servindo como espaços de diálogo e promoção de políticas públicas.

“Esses encontros são essenciais para aproximar instituições e comunidades, especialmente em um estado onde mais de 80% da atividade rural se baseia na agricultura familiar”, destacou Nochang.

Para o segundo semestre de 2025, estão previstos mais cinco mutirões. As próximas ações ocorrerão em Apiacá nos dias 15 e 16 de agosto e em Alto Rio Novo nos dias 29 e 30, sempre em parceria com as prefeituras locais e instituições parceiras.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments