domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasCIAMP-Rua Nacional destaca a importância do protagonismo feminino na formulação de políticas...

CIAMP-Rua Nacional destaca a importância do protagonismo feminino na formulação de políticas públicas para mulheres em situação de rua

Nesta sexta-feira (15), o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (CIAMP-Rua Nacional), ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), realiza a Conferência Livre Temática “Mulheres em Situação de Rua e suas Diversidades – Mais democracia, mais igualdade, mais conquista para todas” em Brasília (DF). O evento visa fortalecer o debate sobre a importância do protagonismo feminino na formulação de políticas públicas voltadas para essa população.

Promovida pela Comissão Permanente Mulheres, Raça e Gênero do CIAMP-Rua Nacional, a conferência contará com a presença de representantes da sociedade civil, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), do Ministério das Mulheres (MMulheres) e de diversos movimentos sociais. O objetivo é discutir propostas e definir a representação das mulheres em situação de rua para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (CNPM), programada para setembro na capital federal.

A presidente do CIAMP-Rua Nacional, Joana Darc Bazílio, afirmou que “a mulher em situação de rua é um ser humano forjado na resistência, com habilidade de transformar o ambiente pela simplicidade”. Ela destacou as diversas formas de violência enfrentadas por essas mulheres, que mesmo em meio a múltiplas vulnerabilidades ainda têm pouco espaço no debate público. “Muitas estão com suas identidades cobertas pela invisibilização social, mas nós, as poucas que estamos em processo de empoderamento e saída das ruas, estamos aqui para lutar pelas que ainda estão no papelão e podem viver dignamente”, concluiu.

A diretora de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua, Maria Luiza Burgareli Gama, enfatizou que a conferência reafirma o compromisso do CIAMP-Rua e do MDHC em construir políticas públicas mais plurais. “Não é possível pensar em igualdade de gênero sem considerar as especificidades das mulheres em situação de rua e suas diversas realidades”, afirmou. Além disso, Maria Luiza fez um apelo à participação na Conferência: “Convocamos mulheres de todo o país, especialmente aquelas em situação de rua, para que se inscrevam e participem ativamente”.

Lorena Moraes, coordenadora do CIAMP-Rua Nacional e conselheira do CNDM pelo MDHC, destacou a relevância do evento, descrevendo a Conferência Livre como um espaço de debate e um “grito coletivo das mulheres em situação de rua.” Ela ressaltou que o Brasil deve olhar para essas mulheres não como estatísticas, mas como protagonistas de direitos e dignidade.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do MDHC no YouTube.

Serviço
Conferência Livre Temática: Mulheres em Situação de Rua e suas Diversidades

  • Data: 15 de agosto de 2025
  • Horário: 14h às 18h
  • Local: Sala Plenária do Edifício Multibrasil – SAUS Q. 5 Bloco A – Brasília (DF)

Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments