domingo, agosto 17, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasGoverno inicia consulta pública sobre planos setoriais de redução de gases de...

Governo inicia consulta pública sobre planos setoriais de redução de gases de efeito estufa

O Brasil inicia um novo capítulo na luta contra as mudanças climáticas com a criação de um conjunto abrangente de planos setoriais de mitigação. Esses documentos, que visam direcionar a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todos os setores da economia, foram disponibilizados para consulta pública nesta segunda-feira (28/07). Os interessados podem enviar suas contribuições através da plataforma Brasil Participativo.

A elaboração dos planos é resultado de um esforço conjunto do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM) e do grupo de trabalho em mitigação, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com suporte técnico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do projeto Ciência&Clima. A partir desse trabalho, foram avaliados os potenciais de mitigação das ações mais significativas e criados indicadores para monitorar o progresso das metas globais.

Andrea Latgé, secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, destacou que as melhores ciências e dados técnicos foram disponibilizados para guiar as decisões dos ministérios. Ela enfatizou que o resultado deste trabalho traz uma visão clara dos caminhos a serem seguidos e dos papéis que cada segmento deve desempenhar para atingir as metas de mitigação, que envolvem toda a economia brasileira.

Os planos, parte do Plano Clima Mitigação, incluem ações e metas de redução para 2030 e 2035 nas áreas de Agricultura e Pecuária, Conservação da Natureza, Cidades, Produção de Energia, Indústria, Resíduos Sólidos e Transportes. As prioridades e os indicadores de cada setor foram definidos em colaboração com diversas instituições e atores relevantes.

Além de atender às metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC), os planos também visam promover investimentos e gerar empregos sustentáveis. O Inventário Nacional de GEE de 2022 servirá como base para monitorar as emissões e avaliar o progresso das ações desenvolvidas.

Durante o mês de agosto, os detalhes dos planos setoriais serão apresentados em três sessões online transmitidas pelo canal do MMA. Após a consulta pública, os documentos precisarão ser aprovados pelo Subcomitê Executivo do CIM. A população pode acessar os planos e participar da consulta pública através do link disponibilizado.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments