O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) tornou disponíveis para consulta 39 mil carteiras de trabalho físicas que foram perdidas ou roubadas e, posteriormente, devolvidas às unidades regionais do órgão. Os trabalhadores podem verificar a disponibilidade desses documentos por meio do sistema CTPS Recuperadas.
Caso a carteira seja localizada, o cidadão deve agendar atendimento e comparecer a uma unidade do MTE, levando um documento de identificação civil para realizar a retirada. O agendamento é feito pelo Sistema de Atendimento Agendado (SAA).
De acordo com Andressa Lemos Rodrigues, chefe da Divisão da Coordenação de Identificação e Registro Profissional do MTE, a carteira física ainda é necessária em situações específicas. “Muitos trabalhadores precisam da carteira física para comprovar registros de trabalho junto ao INSS ou em outras situações”, disse.
Desde 2019, a Carteira de Trabalho Digital passou a substituir a versão física na maioria das contratações. A emissão do documento físico ocorre apenas em casos excepcionais, como para servidores públicos, trabalhadores de associações internacionais ou registros de vínculos anteriores à digitalização.
A versão digital, acessível pelo aplicativo ou no portal Gov.br, elimina a necessidade de anotações em papel, uma vez que as informações são registradas eletronicamente pelo empregador por meio do eSocial.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.