segunda-feira, agosto 18, 2025
No menu items!
Google search engine
HomeNotíciasMDS esclarece que agentes do SUAS não fazem visitas domiciliares com a...

MDS esclarece que agentes do SUAS não fazem visitas domiciliares com a intenção de negar benefícios sociais

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esclareceu que o vídeo que circula nas redes sociais, relacionado ao procedimento de visita a domicílio que pode resultar na negação de benefícios sociais, não envolve agentes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Essas visitas são realizadas por outros órgãos e somente quando o beneficiário recorre à Justiça para acessar os benefícios.

As visitas feitas pelos profissionais do SUAS têm como único propósito a coleta de informações para o Cadastro Único. A estratégia é parte de uma busca ativa destinada a localizar e incluir todas as famílias de baixa renda no CadÚnico, além de atualizar dados já existentes.

Essas ações seguem rigorosamente princípios técnicos e éticos, pautados no respeito aos direitos humanos e na proteção social. O intuito não é a fiscalização, mas um diálogo com o cidadão que possibilita reunir informações que qualificam o cadastro e facilitam o acesso a benefícios e programas sociais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Bolsa Família.

Para aquelas pessoas que vivem sozinhas, conforme a Lei Federal nº 15.077 de 2024, o atendimento é realizado em seus domicílios por entrevistadores sociais, que registram a autodeclaração do morador sobre sua composição familiar e avaliam, de forma objetiva e respeitosa, as condições gerais de moradia, sem realizar inspeções ou invasões de privacidade.

O MDS também enfatiza que a coleta de informações deve ocorrer diretamente com a pessoa entrevistada, de maneira transparente, respeitando a confidencialidade e a dignidade da pessoa. Esses valores são considerados inegociáveis na execução da política de assistência social, do Cadastro Único e dos programas relacionados.

Além das consequências legais, quem compartilha informações falsas pode enfrentar ações civis e ser responsabilizado por danos morais. É crucial verificar a veracidade das informações antes de compartilhá-las.

O ministério recomenda que, em caso de dúvidas, os cidadãos procurem a Ouvidoria pelo Disque Social 121 ou busquem informações nos canais oficiais, como o portal e as redes sociais do MDS.
Para mais notícias, acesse o Portal Defesa – Agência de Notícias.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments