Webinar vai abordar a edição de genomas e suas aplicações na agricultura

Desativar, corrigir ou substituir genes de um ser vivo é algo que a ciência estuda há anos. Mas o que antes parecia coisa de ficção científica, hoje já é uma realidade. Cortar pedaços de DNA para suprimir ou alterar características indesejáveis de uma planta, ou para criar vegetais mais resistentes e até mesmo lavouras mais produtivas, é possível, e os cientistas brasileiros estão avançando cada vez mais neste conhecimento. A técnica chamada Edição Gênica levou duas cientistas a ganharem o prêmio Nobel de Química em 2020. Mas o que os nossos cientistas já sabem e o que já estão fazendo nos laboratórios? Será que teremos uma nova revolução no campo? Para responder a estas e outras perguntas, o pesquisador Jean Luiz Simões, da Embrapa Agrobiologia, apresentará o webinar Edição Gênica: como a inovação que ganhou o Nobel pode revolucionar a agricultura?, no próximo dia 15 de dezembro, às 17 horas, no Canal da Embrapa no YouTube. O pesquisador pretende abordar a técnica, seus avanços e suas possibilidades de aplicação na agricultura por meio de uma linguagem passível de entendimento tanto por especialistas quanto por quem tem curiosidade científica. A moderação será feita pela também pesquisadora Márcia Reed, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agrobiologia. Jean Luiz Simões é pesquisador da Embrapa Agrobiologia com experiência nas áreas de Bioinformática, Genética e Biologia Molecular, Edição de Genomas, com ênfase em Biotecnologia. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tem doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Recentemente, o pesquisador passou um ano na Universidade de Missouri, em Columbia, nos Estados Unidos, onde participou do programa de cientista visitante. Em território norte-americano, Jean Luiz Simões desenvolveu o trabalho Uso da associação genômica ampla (GWAS) e técnicas de engenharia genética de precisão para a identificação e mutação de genes importantes para FBN e promoção do crescimento de plantas C4 associadas a bactérias diazotróficas endofíticas. Serviço: Webinar Edição Gênica – Como a inovação que ganhou o Nobel pode revolucionar a agricultura? Data: 15/12/2020 Horário: 17 horas Local: Canal da Embrapa no Youtube

Desativar, corrigir ou substituir genes de um ser vivo é algo que a ciência estuda há anos. Mas o que antes parecia coisa de ficção científica, hoje já é uma realidade. Cortar pedaços de DNA para suprimir ou alterar características indesejáveis de uma planta, ou para criar vegetais mais resistentes e até mesmo lavouras mais produtivas, é possível, e os cientistas brasileiros estão avançando cada vez mais neste conhecimento. A técnica chamada Edição Gênica levou duas cientistas a ganharem o prêmio Nobel de Química em 2020. Mas o que os nossos cientistas já sabem e o que já estão fazendo nos laboratórios? Será que teremos uma nova revolução no campo? 

Para responder a estas e outras perguntas, o pesquisador Jean Luiz Simões, da Embrapa Agrobiologia, apresentará o webinar Edição Gênica: como a inovação que ganhou o Nobel pode revolucionar a agricultura?, no próximo dia 15 de dezembro, às 17 horas, no Canal da Embrapa no YouTube. O pesquisador pretende abordar a técnica, seus avanços e suas possibilidades de aplicação na agricultura por meio de uma linguagem passível de entendimento tanto por especialistas quanto por quem tem curiosidade científica. A moderação será feita pela também pesquisadora Márcia Reed, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agrobiologia. 

Jean Luiz Simões é pesquisador da Embrapa Agrobiologia com experiência nas áreas de Bioinformática, Genética e Biologia Molecular, Edição de Genomas, com ênfase em Biotecnologia. Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tem doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Recentemente, o pesquisador passou um ano na Universidade de Missouri, em Columbia, nos Estados Unidos, onde participou do programa de cientista visitante. Em território norte-americano, Jean Luiz Simões desenvolveu o trabalho Uso da associação genômica ampla (GWAS) e técnicas de engenharia genética de precisão para a identificação e mutação de genes importantes para FBN e promoção do crescimento de plantas C4 associadas a bactérias diazotróficas endofíticas.

Serviço:
Webinar Edição Gênica – Como a inovação que ganhou o Nobel pode revolucionar a agricultura?
Data: 15/12/2020
Horário: 17 horas
Local: Canal da Embrapa no Youtube



Fonte: Embrapa