Viagem de Instrução ao I Corpo de Exército no Paraguai

Crédito: CMBP

Concepción, Curuguaty e Ciudad del Este (Paraguai) – No período de 4 a 6 de novembro, a Cooperação  Militar Brasileira no Paraguai (CMBP) realizou a viagem de instrução ao I Corpo de Exército (I C Ex) do Exército Paraguaio.

No primeiro dia, o Adido de Defesa e do Exército e Chefe da CMBP, Coronel Agenor Lobo de Lima Junior, e os Assessores de Cavalaria, Artilharia e Logística da CMBP, conheceram o Centro de Operações de Defesa Interna (CODI), na localidade de Arroyito e a 4ª Divisão de Infantaria, na cidade de Concepción.

No segundo dia, conheceram o Comando do I CEx e 3ª Divisão de Cavalaria, no município de Curuguaty. Nessa oportunidade, os integrantes da CMBP participaram de uma cerimônia em homenagem aos “Heroes de la Patria” na praça 34 Curuguateños, em memória aos heróis do processo de independência do Paraguai (1811).

No terceiro dia, e concluindo a viagem de instrução, conheceram  a 3ª Divisão de Infantaria, em Ciudad del Este, fronteira com o Brasil.

Em todas as oportunidades, o Comando das organizações militares (OM) do Exército Paraguaio visitadas, apresentou a Missão da OM, suas características, possibilidades e limitações. De forma recíproca, o Chefe da CMBP apresentou e colocou à disposição dos Grande Comandos, as capacidades técnicas da CMBP.

A viagem aos Corpos de Exército Paraguaios faz parte do Plano de Visita às Nações Amigas (PVANA) e tem por objetivos, atualizar conhecimentos, estreitar os laços de camaradagem e reforçar a confiança mútua entre os Exércitos das Nações Amigas.


Fonte: Exército Brasileiro