Usina de Funil é destaque em reportagem da TV Rio Sul

A Usina de Funil, localizada em Resende (RJ), foi destaque no programa Revista + Plugue, da TV Rio Sul, retransmissora da TV Globo nas regiões Sul Fluminense e Centro-Sul Fluminense, neste último sábado (17).  

Durante a reportagem, de quase dez minutos, foi ressaltada a beleza da força da água, apresentando como exemplo o funcionamento da válvula difusora da hidrelétrica de Funil, uma estrutura de 16 metros de altura, o equivalente a um edifício de seis andares. 

A reportagem explicou que, uma vez por mês, durante cerca de dez minutos, é realizado o procedimento que serve para a limpeza do fundo da barragem e controle do nível de água. O responsável pela operação de Funil, Jorge Luís Florentino, comentou que mesmo sendo um sistema antigo, o funcionamento continua perfeito.  

De acordo com gerente da usina, Luís Eduardo de Souza Corrêa, Funil opera desde 1969 com três unidades geradoras, com um total de 216 MW de potência instalada. A energia é suficiente para bastecer em torno de 520 mil pessoas, o que equivale há duas cidades tamanho de Volta Redonda (RJ), comparou a apresentadora do programa, Teresa Freitas. 

Veja a reportagem na íntegra, clicando aqui

Fonte: FURNAS
Leia mais Notícias em Defesa – Agência de Notícias.