Um dos melhores recursos do Android 12 só chegará após seu lançamento

Créditos: NextPit

O recurso mais esperado do novo Android 12 é, sem dúvida, o chamado Material You, que permitirá ao usuário personalizar o design da interface de seu smartphone, podendo escolhendo as cores, as formas dos ícones e muito mais. 

No entanto, parece que muitos dispositivos não terão esse recurso quando forem atualizados para o Android 12.

Em uma reunião sobre o ColorOS 12, uma das várias versões do Android 12, um dos membros da equipe discutiu falou sobre o recurso Material You não fazia parte da versão do Android 12 que será lançada.

Na mesma reunião, a empresa especulou que uma versão mais recente do ColorOS 12, já com o recurso Material You, poderia chegar aos dispositivos Android no início de 2022.

Caso o usuário deseje ter o Material You em seu smartphone o mais rápido possível, é provável que o Google Pixel 6 e o Pixel 6 Para o, telefones da nova linha do Google, sejam lançados com o Android 12 contendo todas as suas funcionalidades, o que possivelmente incluirá o recurso Material You.

Em uma postagem do blog criado pelos desenvolvedores do Google, a empresa lista os novos recursos que o Android 12 traz, mas a linguagem de código usada na seção do recurso Material You não confirma de fato se o código foi adicionado à versão final do novo sistema operacional.

O mesmo post também informa aos usuários de Android para “aguardarem pelo suporte para o Jetpack Compose em breve”. Para aqueles que não o conhece, o Jetpack Compose é uma ferramenta do Google que permite projetar as interfaces do usuário, o que indica que, no Android 12, haverá suporte para os novos recursos.

Diversos portais de notícias voltados a smartphones tentaram obter maiores informações sobre a possibilidade de não haver o Material You na primeira versão lançada do Android 12, mas a Google se recusou a comentar sobre esta notícia. 

O fato de o Material You não estar incluído na versão completa do Android 12 significa que, assim que as diferentes marcas de telefone começarem a lançar suas versões específicas para o Android 12 para seus smartphones mais relevantes e atualizados, os recursos para personalizar o design da interface do usuário não estarão disponíveis de forma imediata.

Além disso, também é provável que, até ser lançado para todas as versões do novo Android, o recurso Material You sofra alguns ajustes e melhorias, sendo lançado de forma mais completa para todos os usuários.