Twitter anuncia mudanças em seu algoritmo e novos recursos

Créditos: AltoNorte

A companhia responsável pela rede social Twitter lançou, nesta terça-feira (12), novos recursos de anúncios e reformulou o algoritmo que decide quais anúncios os usuários veem em suas páginas iniciais.

Essas novidades fazem parte de um novo plano da companhia para prepararas bases da rede social para o lançamento de futuros recursos de comércio eletrônico, o que foi confirmado pela própria equipe de executivos do Twitter.

Esses novos recursos chegam à rede social em um momento em que o Twitter está se planejando aumentar seus investimentos no setor de publicidade, uma estratégia que visa gerar vendas rapidamente e que constituiu apenas 15% dos negócios desta rede social no ano passado.

Os novos planos de investimento podem ajudar o Twitter a atingir sua meta de dobrar a receita anual da companhia até 2023. A empresa está tomando decisões para permitir que as marcas vendam produtos por meio de seu serviço, melhorando, primeiro, sua capacidade de mostrar aos usuários anúncios relevantes e aumentando a probabilidade de eles clicarem neste anúncio, o que levará a uma maior taxa de compras.

“Esses anúncios são uma oportunidade muito grande e que é relativamente inexplorada por nós”, disse Kamara Benjamin, um dos membros da companhia encarregados pela implantação do novo recurso na rede social. Ele também informou as mudanças que esse investimento terá na vida das pessoas que utilizam o Twitter: “Em última análise, isso levará as pessoas a instalar aplicativos, visitar sites e encontrar produtos que atendam às suas necessidades.”

Anúncios que incentivam o download de jogos para celular e outros aplicativos, muito comuns nas redes sociais atualmente, agora permitirão que os usuários iniciem o download sem sair do aplicativo do Twitter, conforme a empresa informou nesta terça-feira (12). Essa novidade trará mais praticidade para os usuários, uma vez que, anteriormente, os usuários precisavam sair do Twitter para baixar outros aplicativos.

O Twitter ainda afirmou que está trabalhando em novas ferramentas para permitir que as empresas veiculem anúncios para encontrar clientes com maior probabilidade de fazer compras dentro do aplicativo.

Os anúncios em forma de slides, que apresentam vários produtos, agora podem redirecionar os usuários a diferentes sites assim que eles clicarem em algum dos anúncios. Essa novidade, recentemente implantada pela rede social, aumentou o número de cliques em uma taxa de 25% em campanhas publicitárias, gerando uma alta nas visitas aos sites que promoveram estes anúncios.