Tutorial para criar mapas no Roblox


Confira como pode ser simples e fácil, fazer mapas em uma das plataformas de criação, que é uma das mais acessadas do momento.

O Roblox é uma plataforma de criação de jogos que é um grande sucesso, sendo uma das mais acessadas do mundo todo. Nela, é possível, além de criar games, fazer personagens, skins e até mesmo ganhar dinheiro com tudo isso.

E o que muitos ainda não sabem, é que, criar mapas no Roblox, pode ser algo muito simples e fácil, não necessita de conhecimentos avançados de programação ou de arquitetura e qualquer gamer pode fazer, se seguir os próximos passos.

Como começar

Para começar a criar mapas no Roblox, é acessar a plataforma e na página inicial, clicar na opção “Develop” que fica no menu, perto de “Catálogo” e “Fóruns”. Na tela a seguir, aparecerão muitas opções para criar e entre elas estará o mapa, identificado pelo nome “Locais”, então, será necessário acessar “Criar Local”.

Na página a seguir, terão algumas opções de mapas para serem criados, com os seguintes nomes: Baseplate, Flat terrain, Village, Castle, Suburban, Racing, Pirate island, Western, City, Obby, Starting place, Line runner, capture the flag, Team e Combat.

Ao escolher uma dessas opções de mapas para criar em Roblox, basta acessar “Criar Lugar”. Se a escolha do jogador for o “Baseplate”, irá aparecer uma página sem nada, para fazer tudo do zero, mas se ele escolher outros tipos de mapas, terá mais ajuda, pois serão temáticos.

criar mapas no Roblox

Editando o mapa

Para começar a editar e criar mapas no Roblox, será preciso criar um bloco no Studio da plataforma. Para fazer isso, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Insert Part”, para surgir o primeiro tijolo.

Para arrastar o bloco, basta segurar o CTRL+1 e para alterar a sua altura, basta pressionar CTRL+2. Para deixar o tijolinho mais largo, aperte CTRL+3 e para girá-lo, use CTRL+4.

Depois de aprender a manusear o bloco, o jogador poderá criar quantos ele quiser, no formato que preferir. E caso queira modificar a cor, terá apenas que acessar a opção “Brick Color”, que fica no menu do Studio, para editar a tonalidade do tijolinho.

criar mapas no Roblox

Na mesma opção, será possível mudar o material do bloco, que poderá ser de madeira, plástico, de ferro ou de outros tipos. E no “Toolbox”, o jogador irá adicionar outros itens ao mapa, onde qualquer objeto poderá ficar imóvel, caso ele queira.

Para que os objetos fiquem estáticos no mapa, será preciso escolher o bloco desejado e no menu de cima, clicar em “Anchor”.

Colocando o personagem no mapa

Um dos últimos passos para criar mapas no Roblox, é colocar o avatar na criação para começar a se divertir e isso será possível através do menu “Toolbox”, clicando em “Models”, trocando por “Roblox sets”. Depois é só descer até o spawn que tem o nome de “Neutral” e clicar nele para que o personagem apareça no mapa.

criar mapas no Roblox

Ao acessar o menu de cima e clicar em “Test”, basta dar play para o avatar surgir no Spawn.

Depois de criar seu mapa no Roblox e ter tido tanto trabalho para isso, basta ir até “File” e escolher a opção “Save as…”, para salvá-lo. Depois, quando estiver pronto, clique em “Publish to Roblox”.

Por Alan Carvalho.

Veja outras dicas de games na categoria Games.