Treinamento de novos médicos do HFASP para enfrentamento à COVID-19

Entre os dias 31 de março e 05 de abril de 2021, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) realizou treinamento direcionado ao enfrentamento da COVID-19 para médicos recém-chegados ao hospital, sendo 21 aspirantes a oficial e 5 guardas-marinhas.

O treinamento teórico-prático, coordenado pela Tenente Médica Karla Rezende Guerra Drummond, da Divisão de Ensino e Pesquisa (DEP), abrangeu diversos temas como: reanimação cardiopulmonar; intubação orotraqueal; protocolos e manejo clínico para pacientes COVID; e ventilação mecânica. As aulas foram ministradas por militares do próprio HFASP (Capitão Médica Renata dos Santos Corrêa, Capitão Médico Daniel Satoru Date, Tenente Médico Igor Maia Marinho e Tenente Fisioterapeuta Juliana Martins Rocha do Nascimento) e pelo médico convidado Pedro Rafael Magno, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O Aspirante a Oficial Gustavo Costa Santos comentou sobre a importância da capacitação realizada: “O treinamento foi muito produtivo: aprendemos a manejar ventiladores; reforçamos conhecimentos em intubação orotraqueal e reanimação cardiopulmonar; e aprendemos muito com as aulas on-line sobre medicamentos, doses e suporte de oxigênio em pacientes COVID.”

A capacitação e o preparo da equipe são as principais formas de assegurar uma assistência de qualidade no enfrentamento da COVID-19. Além de levar conhecimento para os profissionais, possibilitam o compartilhamento de experiências e o crescimento institucional, que beneficiam todo o Sistema de Saúde da Aeronáutica, como comentou o instrutor Tenente Médico Marinho: “A oportunidade de treinar novos grupos de profissionais de saúde do HFASP é também uma possibilidade de aprendizado. Juntos, tornamos o nosso serviço de excelência, visando o melhor cuidado para o paciente”.

Fonte: Comunicação Social HFASP

 

 

Fonte: HFASP