Trailer movido a energia solar completa viagem de 3.000 quilômetros

Créditos: Yanko Design

Um trailer que se desloca sendo movido a energia solar acabou de completar com sucesso uma viagem de 2.896 quilômetros. A viagem foi realizada ao redor da região sul da Europa e teve como objetivo a missão de divulgar as mudanças climáticas que estão ocorrendo no planeta pelos locais em que passava.

Este trailer, chamado de Stella Vita, é uma casa sobre rodas movida a energia solar. Ele foi criado por meio de um projeto feito por uma equipe de 22 alunos da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, nos Países Baixos. Esta espécie de caravana elétrica é uma casa completa e foi planejada justamente para completar esta viagem de conscientização sobre o aquecimento global.

O planejamento para o inovador trailer movido a energia solar levou cerca de um ano e meio, segundo os estudantes que o criaram. A jornada, que terminou no dia 15 de outubro, teve início em 19 de setembro deste ano.

Em uma entrevista feita pelo grupo criador do novo trailer, o responsável pela equipe, Kjell Revenberg, disse que a caravana Stella Vita possui permissão de dirigir em qualquer lugar na estrada. Além disso, o veículo também passou em todas as inspeções realizadas antes de seguir viagem, no entanto, o sistema de transmissão do veículo movido a energia solar apresentou defeito. Neste momento, a equipe decidiu que não era muito seguro dirigir na rodovia e rebocou o trailer antes de finalmente parar na região de Zolder.

Durante esta parada, os engenheiros da equipe se dedicaram para resolver os problemas do veículo e foram obrigados a montar novas peças para solucionar o defeito no sistema de transmissão. Depois de consertar isso, eles partiram para Bruxelas, de onde seguiram para a França e inúmeras outras cidades, como Paris. Depois da França, a equipe ainda seguiu para a Espanha.

Após enfrentar muitos obstáculos, a equipe chegou ao destino final, a cidade de Tarifa, na Espanha, depois de percorrer um total de 2 mil quilômetros. Lá, a equipe se reuniu com muitos alunos ativistas participantes do movimento de conscientização sobre as mudanças climáticas e, juntos, apresentaram esta forma totalmente nova e sustentável de se deslocar.

Esta impressionante viagem foi realizada sem parar para abastecer, sendo movida apenas pelo sol, o que surpreendeu a todos os cidadãos que entravam em contato com o projeto dos estudantes.

Em um comunicado feito pela equipe, os estudantes disseram que possuem o desejo de levar o projeto adiante, fazendo com que essa tecnologia utilizada em veículos movidos a energia solar se torne ainda mais avançada.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário