TJSP instala primeiro posto do Cejusc em Barra Bonita

 Local funcionará em parceria com a Polícia Militar.  

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, nesta sexta-feira (11), solenidade virtual de instalação do primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) no município de Barra Bonita. O posto é resultado de parceria com a Polícia Militar, por meio do Núcleo de Mediação Comunitária da PM (Numec), e objetiva possibilitar a solução de litígios por meio da conciliação e da mediação, oferecendo atendimento a conflitos envolvendo direitos patrimoniais, acidentes de trânsito sem vítimas, perturbação de sossego público, conflitos de vizinhança, entre outros. O evento aconteceu de forma virtual em razão das medidas de segurança impostas pela pandemia da Covid-19.

O juiz coordenador do posto, Guilherme Becker Atherino, congratulou a parceria e destacou a instalação do novo posto como um marco no município. “Lança-se mais um instrumento efetivo para a construção da cultura da pacificação social. É uma iniciativa que visa à aproximação da comunidade com o Poder Público e a possibilidade de as partes em conflito dialogarem, de maneira a conciliarem seus interesses. Ressalto a importância desse novo serviço público na nossa comarca que abrange dois municípios – Barra Bonita e Igaraçu do Tietê –, que juntos somam mil aproximadamente 60 mil habitantes, e toda essa comunidade será beneficiada com a atuação deste novo Centro Judiciário”.

O prefeito de Barra Bonita, José Luis Rici, ressaltou a importância da participação e união de todos os envolvidos na iniciativa pelo bem da população. Representando a Polícia Militar, o coronel Hudson Covolan, comandante da CPI-4, lembrou aos presentes que, mesmo com as dificuldades enfrentadas devido à pandemia da Covid-19, “nosso objetivo é, juntamente com o Poder Judiciário, trazer soluções de conflitos, evitar reincidências e levar à paz social”. 

O desembargador José Carlos Ferreira Alves, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), representou o presidente do TJSP. “O Cejusc apresenta meios opcionais de soluções de conflitos, por meio de nossos mediadores e conciliadores. Quero aqui, irmanado à Polícia Militar e aos municípios de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê, acrescentar o nosso Tribunal de Justiça aos esforços para que tenhamos êxito na missão”, afirmou o magistrado.

Prestigiaram a solenidade virtual o desembargador José Roberto Coutinho de Arruda, integrante do Nupemec; o juiz assessor do Gabinete Civil da Presidência do TJSP João Baptista Galhardo Júnior; a juíza Ceres de Oliveira Danckwardt; o prefeito de Igaraçu do Tietê, Ricardo Verpa; o vice-prefeito de Barra Bonita, Roberto Francisco Giongo; os promotores de Justiça da Comarca de Barra Bonita, Nelise Lagustera Demarqui e Ana Maria Romano; a presidente da 143ª Subseção de Barra Bonita da OAB SP, Maria Virgina Bello Jaeger Bento Vidal; os coronéis da Polícia Militar Américo Martins, Humberto Salvador Cestari, Jefferson Bastos, Luiz Gustavo Toaldo Pistori, Marcelo Sanches e Ramis Ramsés Raduan; e demais autoridades e representantes da Polícia Militar e Civil, e auxiliares da seção Numec da Diretoria de Polícia Comunitária e de Direitos Humanos da região.


Cejuscs –
Não há limite de valor da causa. Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.

 

Assista à solenidade.

 

  Serviço
Cejusc Polícia Militar – Barra Bonita
Endereço: Rua 14 de dezembro, nº 613 – Centro
E-mail: numecbarrabonita@policiamilitar.sp.gov.br
*Em razão da pandemia, o atendimento está sendo feito de forma virtual.

 

  Comunicação Social TJSP – TM (texto) / KS (reprodução e arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial



Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo