Suzano participa de reunião com empresa multinacional de tecnologia

19/08/2021

Autoridades municipais e empresários discutiram sobre inovações voltadas às cidades inteligentes

A Prefeitura de Suzano participou nesta semana de uma reunião virtual com representantes da empresa multinacional GoWiFi, que atua no segmento de soluções de telecomunicação e serviços sem fio. As autoridades municipais puderam conhecer mais dos trabalhos desenvolvidos pelo empreendimento e discutir sobre a formação de cidades inteligentes.

Na ocasião, estiveram presentes o coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Mauro Vaz; os secretários municipais de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira; de Educação, Leandro Bassini; e de Planejamento e Finanças, Itamar Viana. Eles foram apresentados à empresa e ao seu histórico profissional pelos diretores Eurico Alves e Lucas Danini, diretamente da sede da rede em Portugal.

Os dois apresentaram à equipe suzanense as inovações e soluções em tecnologia da informação promovidas por seus profissionais, que atuam no Brasil e em outros países. O tema central do diálogo foram os meios de viabilizar maior integração e conectividade ao setor público, com o aprimoramento de uma cidade inteligente. Este conceito diz respeito a municípios que conseguem alinhar os avanços tecnológicos ao progresso social e ambiental, fator que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Os agentes suzanenses tiveram contato com alguns dos projetos da GoWiFi neste segmento e com suas contribuições para a formação de cidades inteligentes, que vão desde a oferta de rede de dados móveis de longo alcance até às soluções de tecnologia da informação que otimizam plataformas de setores públicos, como Saúde e Educação, com maior interligação e praticidade.

O coordenador da Upae, Mauro Vaz, agradeceu os empresários pelo convite e disse que a reunião foi extremamente produtiva, sendo uma oportunidade única de ter contato com as ações da multinacional, uma referência no que diz respeito às cidades inteligentes. Ele pontua que a unidade tem dado uma atenção especial a este tema por conta da sua relevância para o próprio funcionamento da sociedade, comentando que a implementação de novas tecnologias no cotidiano do município pode ter impacto direto em vários segmentos, desde a mobilidade urbana até a saúde. Vaz ressalta que a tecnologia é o melhor caminho para tornar o setor público ainda mais acessível ao cidadão e que  diálogo foi esclarecedor e muito edificante.

O chefe da pasta de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, lembrou que Suzano tem se destacado em diferentes setores nos últimos anos, sendo um dos municípios brasileiros com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão. A cidade conquistou neste ano a 39ª posição no levantamento nacional de Cidades Inteligentes feito pelo SindiTelebrasil e o Portal Teleco.

A classificação foi obtida devido a uma série de recursos já implementados no município, como a disponibilidade de plataformas virtuais diversas, de aplicativos de serviços públicos e a instalação da rede integrada de câmeras de vigilância pela cidade, por exemplo. O secretário Elvis Vieira comenta que estas são medidas que garantem mais abrangência e eficácia para as ações da gestão municipal, além de priorizar o acesso da população aos serviços públicos. Para que a cidade siga crescendo nos conceitos de cidade inteligente, é preciso primeiro pensar na conectividade das pessoas e, na visão do chefe da pasta, a reunião com a GoWiFi foi muito proveitosa e trouxe novas perspectivas sobre o assunto.



Fonte: Prefeitura Municipal de Suzano.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.