Startup Moonbikes cria moto elétrica projetada para andar na neve

Créditos: Moonbikes

A primeira moto elétrica do mundo projetada especialmente para andar na neve foi criada pela empresa Moonbikes. O objetivo desta invenção é proporcionar aos amantes de aventuras a possibilidade de andar de moto até mesmo nos lugares em que a neve supostamente seria um obstáculo, afinal, dirigir uma motocicleta no alto de uma montanha ou sob uma forte nevasca pode tornar o cenário bastante escorregadio e causar eventuais acidentes.

A primeira moto para uso na neve totalmente elétrica foi desenvolvida pela Moonbikes, uma startup francesa, e planeja revolucionar este setor. Nicolas Muron, um engenheiro aeronáutico que faz parte da equipe de funcionários responsáveis pela criação da nova moto, afirmou que seu trabalho foi, basicamente, selecionar algumas partes de uma moto elétrica comum e outras partes de uma moto projetada para andar na neve, as chamadas snowmobiles.

Em seguida, ele inventou um híbrido entre os dois veículos usando todo o seu conhecimento de engenharia, o que resultou na novo motocicleta destinada a locais com neve. A moto, que é chamada de Moonbike, é uma maneira simples de se locomover em um cenário adverso como montanhas de neve e semelhantes.

Para facilitar a mobilidade da moto na neve, ela possui um sistema de tração traseiro. Além disso, a nova invenção é alimentada por um motor elétrico de 3 kW montado na parte traseira do veículo, fazendo com que quem esteja dirigindo esta moto possa facilmente atingir a velocidade de 42 km/h. Dessa forma, é possível atravessar neve com até 30 centímetros de profundidade.

O engenheiro Muron comentou sobre sua nova invenção: “Após três anos de pesquisa e desenvolvimento, assim como testes rigorosos realizados nos Alpes franceses, estamos orgulhosos de lançar uma nova categoria de veículos, liderada por um inovador sistema de propulsão patenteado”.

Muron também afirmou que os aventureiros agora possuem uma alternativa mais sustentável em comparação às snowmobiles comuns, além do fato de que a Moonbike também é um veículo mais silencioso. Todas essas melhorias estão presentes no novo veículo sem comprometer a velocidade da moto e sem deixar de lado a autonomia de sua bateria, pois este novo veículo poderá funcionar por até uma hora e trinta minutos com uma bateria, ou até mesmo três horas seguidas caso utilize uma segunda bateria.