Soluções desenvolvidas pelo Serpro são Top 10 no prêmio iBest 2021

Três soluções digitais desenvolvidas pelo Serpro estão entre os Top 10 na categoria “Governo” do Prêmio iBest 2021: o Portal gov.br e os aplicativos Carteira Digital de Trânsito (CDT) e Pessoa Física – Receita Federal. Os três primeiros colocados da categoria serão escolhidos por votação popular aberta até o dia 29 de agosto de 2021. Cada pessoa poderá votar uma única vez e escolher até três indicados por categoria. Os vencedores serão anunciados em novembro deste ano.

No ano passado, a CDT desenvolvida para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ganhou o Prêmio iBest de melhor serviço digital de governo por votação popular. A cada ano, o prêmio iBest se torna mais importante e reconhecido no mercado. Nesta edição de 2021, mais de três milhões de votos foram computados na fase “seleção”, que indicou os participantes para o Top 10. 

Portal gov.br

Portal Gov.br, ambiente desenvolvido pelo Serpro ao Ministério da Economia, vai reunir 3.300 serviços de governo até 2022. Atualmente, mais de 110 milhões de usuários já estão cadastrados no portal, que, com login e senha únicos, permite acesso a mais de 4,5 mil serviços da Administração Pública, de forma totalmente online, ou seja, sem a necessidade de deslocamento a unidades governamentais. A solução reúne, ainda, informações e notícias sobre o Governo Federal. O objetivo do portal é proporcionar uma experiência bem-sucedida dos usuários aos serviços; viabilizar maior integração entre as entidades governamentais, diminuindo a necessidade de deslocamentos e comparecimentos presenciais; e garantir mais eficiência na prestação de serviços ao cidadão.

App Pessoa Física 

O aplicativo Pessoa Física oferece aos usuários a possibilidade de consultar a situação do CPF nas bases cadastrais da Receita Federal do Brasil e da 2º via do CPF. No app, o contribuinte também pode obter diversas informações sobre o Imposto de Renda, como restituição da declaração, situação de débitos e, ainda, simular o cálculo do IRPF e gerar o DARF para pagamento, bem como preencher e entregar a declaração do IRPF.

A mais recente funcionalidade do aplicativo é o serviço de geolocalização das unidades da Receita em todo o país. O serviço mostra a localização atual do usuário no mapa e todas as unidades próximas a ele, além de permitir a mudança da localização por meio da escolha de um município ou a partir de um CEP. 

App CDT

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é o aplicativo que reúne a CNH e CRLV digitais. Além de armazenar todos os documentos de porte obrigatório no trânsito em formato digital, a CDT avisa sobre o vencimento da CNH, permite a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas com desconto de até 40%. Outras funcionalidades disponíveis são o recebimento de notificações de recall, a relação de veículos de propriedade e, ainda, a lista de infrações de trânsito vencidas, a vencer e pagas. Também é possível receber mensagens de campanhas oficiais do Denatran.

Sobre o Prêmio iBest

O iBest foi realizado pela primeira vez em 1995 e aconteceu até 2008, período em que foi não somente o maior prêmio da internet do Brasil, mas também do mundo. Em 2003, foi adquirido pela Brasil Telecom (atualmente Oi). Em 2020, Marcos Wettreich assumiu, novamente, o controle da marca e relançou a premiação, ampliada e focada em todo o universo digital.

Na sua edição de 2021, mais uma vez, vai distinguir as melhores iniciativas do universo digital. A premiação pretende assumir também a posição editorial de guia de qualidade do universo digital, compartilhando aos brasileiros uma visão informativa sobre as iniciativas de maior aceitação popular no Brasil.

Fonte: SERPRO