Sob novo comando, unidade da Funai no Amazonas promove melhorias e estabelece prioridades

A Coordenação Regional (CR) Rio Negro, unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) localizada no município de São Gabriel da Cachoeira, estado do Amazonas, promoveu diversas melhorias na infraestrutura da Sede da unidade e estabeleceu prioridades de atuação sob o comando do novo coordenador Feliciano Borges.

“A prioridade no momento é a distribuição de cestas básicas às famílias indígenas, numa parceria com o Exército e órgãos federais existente na região, a fim de garantir a segurança alimentar nas aldeias durante a pandemia de covid-19”, destacou Borges. “Vamos atuar seguindo as diretrizes da Nova Funai, trabalhando com lealdade e transparência na divulgação do trabalho do Governo Federal com ações que impactam na melhoria das comunidades indígenas”, ressaltou.

Para a melhoria do espaço onde está situada a CR Rio Negro, Borges articulou a restauração da Sede da unidade, numa ação conjunta que possibilitou a limpeza e pintura da fachada e do interior do prédio. A iniciativa foi realizada em parceria com homens e mulheres indígenas da Associação Agrícola Teotônio Ferreira, que, num grande mutirão, limparam o local, fizeram reparos e pintaram pisos, paredes e calçadas.

A CR Rio Negro trabalha junto a comunidades da região de São Gabriel da Cachoeira, município que é considerado o mais indígena do país, com 90% da população pertencente a diferentes etnias. A unidade da Funai atende as comunidades indígenas Tukano, Dessana, Tariano, Siriano, Kubeo, Yanomami, Karapanã, Baniwa, Däw, Hupda, Hupdé, Baré, Bará, Barasana, Tuyuka, Arapaso, Warekena, Kuripako, Nadöb, Pyra-Tapuya, Miriti-tapuya, Kotiria e Makuna.

Criada em 2009, a CR Rio Negro é responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos dessas populações. Sua área de atuação abrange os municípios amazonenses de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, onde vivem aproximadamente 48 mil indígenas.

Novo comando

O novo coordenador da CR Rio Negro, Feliciano Borges, foi nomeado para o cargo em julho deste ano. Subtenente do Exército, possui Graduação em Combatentes de Carreira das Armas de Infantaria pela Escola de formação de Sargento das Armas (ESA).

Atuou no Comando militar do Leste Palácio Duque de Caxias (RJ), no 1º Batalhão de Infantaria de Selva em Manaus (AM), no 5º Batalhão de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira (AM), no 8º Batalhão de Infantaria de Selva em Tabatinga (AM), entre outros.

Possui o Título de Cidadão Gabrielense, pela Câmara de Vereadores do município de São Gabriel da Cacheira, pelos relevantes serviços prestados às comunidades indígenas durante os 16 anos de convivência com etnias da região.

Assessoria de Comunicação/Funai



Fonte: FUNAI