Seminário aborda inclusão do aluno com deficiência na educação física

Divulgação PMV

VII Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.

Na próxima semana acontece, na capital, o VII Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped). Segundo a Lei nº 8.697, cabe ao Comped zelar pela efetiva implementação, defesa e promoção dos direitos da pessoa com deficiência junto aos órgãos públicos, setor privado e sociedade em geral.

O conselho, que é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza o seminário na terça-feira (21), a partir das 14 horas,  e tem como objetivo refletir sobre a busca de novos caminhos para a inclusão das pessoas com deficiência. O tema principal do evento é voltado para conscientização sobre a importância da inclusão do aluno com deficiência nas aulas de Educação Física.

De acordo com a Secretária Executiva do Comped, Jacqueline Freitas, a importância da discussão acontece por muitas vezes os alunos ficarem reclusos durante as aulas.

“Temos o propósito de dar oportunidade ao aluno com deficiência ou mobilidade reduzida a elevar a autoestima, buscarem autonomia, qualidade de vida e sua inclusão social”, explica Jacqueline.

“A realização do VII Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência é um espaço importante para troca e discussões sobre a inclusão e a promoção da pessoa com deficiência. Entendemos que a inclusão perpassa múltiplos aspectos da vida e no Seminário teremos a oportunidade de tratar do esporte como elemento importante para a saúde e socialização de crianças e adolescentes com deficiência. Nossa capital precisa oferecer oportunidades e o Seminário é um importante elemento deste processo de construção coletiva”, explica Cintya Schulz, secretária de assistência social de Vitória.

O evento terá a palestra do Professor Doutor José Francisco Chicon, que também é o Coordenador do Laboratório de Educação Física Adaptada (Laefa) da Universidade Federal do Espirito Santo (Ufes). Contará também com a mediação da professora Tatiana Marques Rodrigues e com a interprete de Libras Marcilene da Penha Bravim.

O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Vitória, o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 15ª Região (Crefito-15) e Laefa/UFES.

Todos os pais, alunos, profissionais e universitários da Educação Física estão convidados a participarem do evento.

Para conter a proliferação do coronavírus, o evento acontecerá de forma remota, ao vivo, pelo Youtube. Para se inscrever basta acessar o link na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/o-comped-convida–vii-seminario-em-comemoracao-ao-dia-nacional-da-luta-das-pessoas-com-deficiencia__1341370).

Para os ineteressado em participar que não conseguirem se inscrever até o dia da palestra, será possível participar por meio do link (https://www.youtube.com/watch?v=RIYqFH3wmgM).

SERVIÇO

VII Seminário em Comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Tema: Inclusão do Aluno com Deficiência nas Aulas de Educação Física

Quando: Terça-feira (21), às 14 horas

Onde: https://www.youtube.com/watch?v=RIYqFH3wmgM

Classificação Indicativa: livre

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória.

Leia mais notícias em Defesa – Agência de Notícias.