Semel: Ginástica anima mulheres na Praça São Francisco

Já pensou em criar hábitos saudáveis e se exercitar de uma forma diferente e divertida ao mesmo tempo? Em Marabá têm várias opções para mulheres que querem mais qualidade de vida pelo projeto chamado Ginástica para Mulheres, realizado em locais públicos da cidade em dias alternados. Um desses projetos, que acontece todas as terças e quintas-feiras da cidade, é o realizado na Praça São Francisco, na Cidade Nova, e coordenado pela professora Angelina Celestino.

Angelina conta que o objetivo é trazer saúde e bem-estar através da dança e atividades aeróbicas na praça. “A maioria das mulheres que participam do projeto são pessoas que não têm condições de pagar uma academia, mas querem cuidar da saúde. Cada dia o “Ginástica para Mulheres” se expande, fazemos uma aula de aero ritmo nas terças e nas quintas fazemos uma atividade mais funcional, usando o próprio peso do corpo.”

Elisete Cavalcante, autônoma de 41 anos, está há um ano no projeto e conta que tem um problema sério no joelho, mas as aulas estão ajudando no fortalecimento da sua musculatura e diminuição das dores.  “As aulas me animam, me alegram e levantam não só o meu astral físico, mas também mental.”

Elisete Cavalcante, autônoma, 41 anos

Maria da Silva Jorge, aposentada de 62 anos, está no projeto há três anos. “Depois das aulas, diminui a quantidade de remédio diário que precisava tomar. Hoje consigo até fazer atividades em casa, que já não conseguia mais fazer. Hoje tenho muito mais autonomia.”

Maria da Silva Jorge, aposentada, 62 anos

Para se inscrever no projeto,  são necessários três exames médicos de sangue, que são: o exame de sangue de triglicerídeos, colesterol total e glicemia. “Pedimos esses exames para sabermos da saúde e limitações de cada uma, para assim buscarmos sempre trabalhar da melhor forma, já que temos mulheres de todas as faixas etárias aqui” afirma a professora Angelina.

As aulas na Praça São Francisco, na Cidade Nova acontecem todas às terças e quinta-feiras das 18 às 19h e são abertas a todas as mulheres que desejam participar. As aulas cumprem todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e é obrigatório o uso de máscara.

Outros locais e dias do projeto:

O projeto, que contempla diversos polos da cidade, reiniciou na terça-feira, (18), no núcleo Cidade Nova, na Praça São Francisco. As aulas acontecem às segundas e quartas, às 17h30, na Praça da Folha 16 com a rotatória da Folha 20. As terças e sextas no Ginásio de Morada Nova, respectivamente às 19 e 18 horas. As terças e quintas na Praça São Francisco, na Cidade Nova,e na Praça da Liberdade, às segundas e quartas, às 18 horas.

Texto e Fotos: Jéssica Brandão



Fonte: Prefeitura Municipal de Marabá.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.