Segunda dose de vacina completa proteção contra variantes da Covid-19

IMUNIZAÇÃO

Segunda dose de vacina completa proteção contra variantes da Covid-19
09/08/2021 | 15h49





A Secretaria de Saúde de Limeira segue com uma intensa campanha para reforçar a importância de a população tomar as duas doses das vacinas contra a Covid-19. Segundo a pasta, somente com o esquema vacinal completo é que a imunização será efetiva e pode proteger, inclusive, contra as variantes do coronavírus, entre elas, a delta, que já está em circulação no Estado de São Paulo.

Um estudo recente da Imperial College, de Londres, mostrou o resultado positivo das duas doses das vacinas no combate à variante delta. Em alguns casos, a imunização, quando completa, chega a triplicar contra a cepa. “Esse estudo evidencia a importância de as pessoas se conscientizarem quanto à necessidade da segunda dose dos imunizantes”, enfatiza o secretário de Saúde, Vitor Santos.

Apenas a vacina Janssen não exige uma dose de reforço. Todas as outras – CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer – dependem de uma segunda dose para completar o esquema vacinal. Os prazos entre uma dose e outra variam, e atendem à recomendação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde. A data para tomar o reforço é informada ao munícipe no momento em que recebe a primeira dose.

“Pedimos a compreensão da população para que compareça e tome a segunda dose. É um dever de todos nós com a saúde coletiva da sociedade. Somente com as duas doses a vacina tem a plenitude de sua eficácia para proteger o indivíduo, o que o fará enfrentar a doença com menos complicações e uma chance menor de morrer. Sem isso, a pessoa não está protegida”, alerta o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

Em Limeira, novo balanço da Secretaria de Saúde mostra que cerca de 6 mil pessoas atingiram o prazo da segunda dose mas ainda não compareceram para tomá-la. Além da campanha institucional realizada pela Prefeitura de Limeira para conscientizar a população sobre a dose de reforço, a pasta realiza busca ativa dessas pessoas para lembrá-las de completar a imunização.

Notícias recomendadas para você

Fonte: Prefeitura Municipal de Limeira.
Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário