Secretário do MCTI é eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências

O secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales, foi eleito nessa quinta-feira (3) membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A eleição ocorreu após Assembleia Geral Ordinária pela diretoria da ABC, que em seguida divulgou em sua página o resultado das eleições para os membros titulares, correspondentes, colaboradores e afiliados. Todos os eleitos tomam posse no dia 1º de janeiro. Os membros titulares, colaboradores e correspondentes devem receber seus diplomas durante a Reunião Magna da ABC 2021.

“Devo essa conquista a toda minha família, meus educadores, professores, orientadores, colaboradores, alunos e aos muitos amigos que tenho. É todo esse conjunto de amor e cooperação que nos leva a uma conquista tão importante como essa. Muito obrigado à Academia por me acolher. Sinto-me honrado e prometo corresponder às expectativas depositadas nesta missão”, agradeceu Morales.

Trajetória

Marcelo Marcos Morales possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor Titular da UFRJ, onde tem sua linha de pesquisa centrada na área de Biofísica e Fisiologia, com ênfase em Biofísica e Fisiologia Celular e de Sistemas (Renal e Respiratório) e Biologia Molecular. Foi secretário Geral e Presidente da Federação Latino Americana de Sociedades de Biofísica (LAFeBS), presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA/MCTI). Também foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Latino Americano de Biofísica (POSLATAM – ligado a IUPAB), secretário da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FESBE), secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foi diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq depois assumiu a função de presidente Substituto. É membro Titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia nacional de Farmácia. É o atual secretário de Pesquisa e Formação Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI).

Confira na página da ABC a lista completa de todos os eleitos.



Fonte: MCTI