Secretaria de Educação oferece programa de formação inédito para estagiários

Estagiários que atuam na Rede Municipal de Ensino de Joinville estão sendo contemplados por um programa de formação oferecido pela Secretaria de Educação. É a primeira vez que estes encontros formativos são ampliados para os estudantes que atuam como auxiliares de educação. O programa começou este mês, com turmas no período matutino e vespertino.

Os encontros ocorrerão quinzenalmente até o mês de dezembro. Participam deles os alunos de Pedagogia, Letras e Matemática que já atuam nas escolas municipais de Joinville.

Segundo o gerente de formação, avaliação e inovação da Secretaria de Educação, Cleberson de Lima Mendes, o objetivo é ajudá-los a pensar em instrumentos e registros para o reforço escolar, principal atividade executada pelos estagiários nas escolas. Na primeira aula, por exemplo, os estagiários aprenderam como elaborar e aplicar um instrumento de avaliação diagnóstica para verificar o que, de fato, irão trabalhar com seus alunos.

“Sentíamos falta de conhecimento em práticas metodológicas entre os estagiários. Afinal, quando um aluno vai para o reforço escolar, sabemos que o professor de sala de aula já fez mais de uma tentativa de ensiná-lo aquele conteúdo. Então você precisa pensar em estratégias diferenciadas para trabalhar com o estudante. Por isso, pensamos em trabalhar com metodologia ativa, focando na aprendizagem e nas habilidades essenciais para cada ano e cada série”, explica Cleberson.

Fonte: Prefeitura Municipal de Joinville.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.