São José conquista prêmios inéditos de eficiência fiscal e saúde

São José conquistou dois lugares no pódio do 1º prêmio “Band Cidades Excelentes”. Na categoria “Eficiência Fiscal e Transparência”, a cidade alcançou o primeiro lugar e em “Saúde e Bem-Estar” o município ficou com a terceira colocação. A premiação, promovida pela parceria entre o Grupo Bandeirantes e Instituto Aquila, tem como objetivo reconhecer e incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros.

Na categoria “Eficiência Fiscal e Transparência”, foram levados em consideração o percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir e índice de transparência. Já em “Saúde e Bem-Estar”, a Cobertura Estratégica Saúde da Família, expectativa de vida, leitos hospitalares, mortalidade infantil e casos e mortes por Covid-19 foram os critérios avaliados.

A Saúde em São José recebeu destaque devido as ações trabalhadas ao longo do ano e divulgadas em boletins informativos do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, vinculado à secretaria de Saúde. Destaca-se o controle ao tabagismo, a realização de exames para prevenção do câncer do colo do útero e o “Agosto Dourado”, que promove a proteção e apoio ao aleitamento materno. As ações citadas acima contribuem para melhoria da expectativa de vida e diminuição da taxa de mortalidade infantil.

Além das conquistas de pódio, São José apresentou o índice 74,95, classificado como “desenvolvido”. O número é reflexo da quantidade de vagas de emprego criadas em um ano pelo município. Segundo o levantamento feito pelo Ministério da Economia (ME), por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), São José teve um saldo de 14.157 postos de trabalho gerados no período de setembro de 2020 a agosto de 2021.

O Prêmio e os critérios para avaliação

Os critérios de avaliação tiveram como base dados apurados pela plataforma Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). O sistema possui uma inteligência artificial que reúne os resultados de 41 indicadores e transforma em uma nota final. Os indicadores são os seguintes:  eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.

Em cada pilar de divisão, as cidades são separadas de acordo com o tamanho da população. São elas: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. São José encontra-se na terceira categoria populacional.

 

Foto: Divulgação Secom/PMSJ

Fonte: Prefeitura Municipal de São José.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário