Santo André é uma das cidades selecionadas para integrar a rede Ruas Completas SP

Santo André é uma das cidades selecionadas para integrar a rede Ruas Completas SP


Angelo Baima/PSA

Iniciativa visa apoiar municípios na implementação de projetos de segurança viária com foco na redução nas mortes do trânsito

Santo André, 17 de maio de 2021 – O município de Santo André foi selecionado para integrar a rede Ruas Completas SP, que busca implementar projetos de segurança viária que colaborem na redução nas mortes causadas por acidentes de trânsito. O anúncio de que o município passa a integrar a rede de 20 municípios foi feito na última sexta-feira (14), durante reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

“Nos últimos anos Santo André vem reduzindo as mortes no trânsito com medidas efetivas de educação de trânsito e também na implementação de projetos de mobilidade que resguardam a segurança de motoristas e pedestres. Para nossa cidade, integrar esta rede é motivo de muito orgulho e demonstra que estamos no caminho certo e podemos avançar ainda mais na diminuição dos índices”, destacou o prefeito Paulo Serra.

A rede Ruas Completas SP é uma iniciativa da WRI Brasil, Vital Strategies, Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Instituto Cordial e Campanha Respeito à Vida (Detran-SP), do Governo do Estado de São Paulo e parte da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, que vai trabalhar no apoio à redução de mortes e lesões causadas por acidentes no trânsito. 

Para entrarem na rede, as 20 cidades se comprometem a implementar ações, estratégias ou projetos de segurança viária, com foco em gestão de velocidades por meio do redesenho da infraestrutura urbana. A ação é anunciada em pleno Maio Amarelo, mês que chama atenção para ações pela segurança no trânsito em todo o mundo. Além disso, 2021 marca o início da Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro.

Experiência – Em 2017, o WRI Brasil e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lançaram uma rede com 21 cidades brasileiras, que realizou intervenções de ruas completas em nove cidades. Agora, a boa experiência da rede nacional soma novas organizações parceiras, com apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito, para trabalhar especificamente com cidades paulistas.

Além do apoio às 20 cidades selecionadas, haverá atividades de capacitação abertas para as mais de 300 cidades onde o Respeito à Vida do Governo do Estado de São Paulo está presente. A seleção das cidades se baseou em critérios como o compromisso com redução de mortes e lesões no trânsito e com a redução das velocidades máximas em vias urbanas, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Também foram consideradas a disponibilidade de dados para o diagnóstico, entre outros fatores.

Texto: Daniel Betega








Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.













voltar ao topo

Fonte: Prefeitura de Santo André.

Leia mais notícias no Portal Defesa – Agência de Notícias.