Samsung apresenta uma tela expansível que cria um efeito 3D sem óculos

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Em 9 de setembro de 2021, a Samsung revelou uma nova tecnologia de display na Global Tech Korea 2021.

A tecnologia revelada pela Samsung é um novo display OLED de 13 polegadas que transforma vídeo 2D normal em 3D. 

A tela pode se esticar em três direções, ajustando-se ao conteúdo exibido. Assim, na demonstração do Samsung Display, o painel curvo se estende para fora para simular o movimento de um fluxo de lava borbulhante.

A tela da gigante da tecnologia sul-coreana exibiu um novo painel OLED extensível em uma feira de tecnologia. Embora esta não seja a primeira vez que vimos uma tela expansível, mostrar os avanços da Samsung nesta tecnologia também implica que ela chegará ao mercado de consumo convencional no futuro.

O maior fabricante de smartphones do mundo até compartilhou um vídeo mostrando o painel OLED de 13 polegadas no evento Global Tech Korea.

Essa tecnologia é a mais difícil de implementar. De acordo com Changhee Lee, no passado, o grau de deformação dos painéis OLED extensíveis era de apenas 5%. No entanto, agora este indicador aumentou significativamente e tornou possível perceber muito mais efeitos diferentes.

A Samsung apresentou a primeira tela OLED extensível em 2017. A diagonal desta tela era de 9,1 polegadas. Os representantes da empresa observaram que o grau de deformação na nova matriz aumentou significativamente.

Deve-se notar que os fabricantes de eletrônicos já demonstraram protótipos de telas extensíveis antes, mas o exemplo da Samsung mostra que os engenheiros sul-coreanos não vão desistir de experimentos nesta área. Isso nos permite esperar que tais tecnologias mais cedo ou mais tarde apareçam no mercado consumidor.

Embora a Samsung não especifique quando os estarão disponíveis, é improvável que apareçam no mercado tão cedo.