Rússia pode aceitar pagamentos em criptomoedas no futuro

Créditos: Money Times

A notícia de que o presidente Vladimir Putin pode decidir aceitar criptomoedas como pagamentos em transações futuras na Rússia foi dada logo após a Bitcoin atingir a marca de 60 mil dólares pela primeira vez em meses.

O presidente russo, Putin, reconheceu que as criptomoedas de fato têm valor, mas que ainda é muito cedo para dizer se devem ser utilizadas no sistema econômico de seu país, dada a natureza considerada instável dessa forma de pagamento.

Segundo o presidente, no futuro, as criptomoedas poderão ser aceitas como uma forma legítima de pagamento no país, mas também disso que ainda é cedo para discutir isso.

Mesmo que as pessoas que defendem esse tipo de transação financeira ser implantada nos países tenham sentido empolgação ao ouvir o presidente russo considerar o uso deste sistema no futuro do país, a escolha de palavras de Putin sobre este assunto ainda pode ser considerada um tanto quanto cautelosa.

Embora Vladimir Putin não tenha descartado essa possibilidade, ele deixou bastante claro que é muito cedo para discutir o assunto. Quando questionado sobre a possibilidade de criptomoedas passarem a ser usadas no lugar de dólares para firmar contratos de fornecimento de petróleo, Putin respondeu: “Contratos de criptomoedas?  É muito cedo para falar sobre isso, porque a criptomoeda, é claro, pode ser uma moeda válida, mas é muito instável”.

“Para transferir fundos de um lugar para outro, sim, mas negociar, ainda mais negociar recursos de energia, na minha opinião, ainda é algo prematuro”, o presidente continuou.  Em seguida, disse: “A criptomoeda ainda não tem garantia de nada.  Ela existe e, como um meio de cálculo, pode ser usada, mas em relação ao comércio de petróleo, digamos, ou outros materiais primários e fontes de energia, ainda é muito cedo para falar sobre isso”.

Entretanto, ele finalizou seu discurso sobre essa forma de transação financeira com um pensamento mais positivo: “Mas tudo evolui, tudo tem o direito de existir.  Veremos como vai ser no futuro. Hoje ainda é um pouco cedo”.

Portanto, embora a Rússia ainda pareça aberta para discutir o uso de criptomoedas como um meio de pagamento válido em seu território no futuro, será necessário apenas esperar para analisar a posição do presidente dentro de alguns anos.

Considerando o comportamento instável da criptomoeda, alguns países ainda se recusam a apostar tudo nesta forma de pagamento. Países como a China, por exemplo, pararam de aceitar transações financeiras através de moedas digitais, tornando todas as transações de criptomoedas ilegais desde o mês passado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário