Revista CSP lança suplemento sobre os 20 anos da PNAN

O periódico Cadernos de Saúde Pública (CSP) publicou o suplemento temático sobre a evolução da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) nos últimos 20 anos. A iniciativa é apoiada pela Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O lançamento também veio acompanhado de um episódio do programa Entrevista com Autores, no qual duas das editoras do suplemento apresentam e dialogam sobre a temática. O programa com a professora do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Inês Ruggani, e a professora do departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB), Elisabetta Recine, pode ser assistido em vídeo no canal de YouTube da Ensp/Fiocruz e escutado em áudio no canal de CSP nas principais plataformas de podcast.

Entre os temas abordados no suplemento estão: a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) na Atenção Primária e sua organização para cuidados relacionados à obesidade; a classificação Nova – que é baseada na extensão e propósito do processamento de alimentos, e sua repercussão em políticas no Brasil e no mundo; a promoção da alimentação adequada e saudável; a evolução das medidas regulatórias e as estratégias adotadas para proteger o ambiente alimentar; bem como os conflitos de interesses e as atividades político-corporativas na definição de políticas de alimentação e nutrição.

“Esse é um temático de fôlego. A amplitude de temas e autores significa não só o testemunho de uma evolução da política pública, mas da própria academia frente a esse tema em diversos setores, não só da saúde”, afirma Inês Ruggani, professora do Instituto de Nutrição da Uerj e uma das editoras associadas de CSP responsáveis pela publicação.

O suplemento conta com 12 artigos originais, um artigo de perspectivas, um ensaio, uma revisão, um artigo de questões metodológicas, duas entrevistas e um artigo de debate, que se desdobra em oito comentários e a réplica dos autores.

A primeira parte desse conteúdo já está publicada no site de CSP. Os demais textos serão publicados ao longo das próximas semanas. Siga o Twitter e o Facebook da CSP para acompanhar as atualizações.



Fonte: Fundação Oswaldo Cruz

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário