Reunião ordinária do Comdim destaca a importância de mais proteção às mulheres

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São Francisco de Itabapoana (Comdim-SFI) realizou reunião ordinária online, via Google Meet, com a participação da subsecretária municipal de Políticas para Mulheres de Campos dos Goytacazes, Josiane Morumbi. Durante o encontro remoto, realizado na tarde de quinta-feira (15), a convidada destacou a importância de um conselho atuante e a interação da sociedade civil nessa composição, além de falar dos equipamentos da rede de enfrentamento à violência contra mulher na região, objetivando mais proteção ao sexo feminino.

Morumbi iniciou citando algumas ações que a Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) desenvolveu, tais como: a implantação do Projeto Botão do Pânico e câmeras de vigilância no interior dos veículos coletivos, a fim de coibir a violência; o Projeto Esportivo Social Empoderadas; a inclusão no calendário oficial dos eventos do “Dia Laranja”, pelo fim da violência contra a mulher – no dia 25 de cada mês. Também abordou sobre a inauguração do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), onde haveria o atendimento regional, assim como na Casa da Mulher Benta Pereira, em Campos, um acolhimento institucional e sigiloso para mulheres em situação de violência doméstica.

Nágila Coutinho, presidente do Comdim-SFI, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), ressaltou a importância da participação da convidada.

“A subsecretária colocou em pauta sua grande preocupação com a conscientização dos jovens e adolescentes, demonstrando seu intuito em incluir no currículo escolar a Lei Maria da Penha, além da participação deles no ‘Dia Laranja’, onde os jovens embaixadores falam para outros jovens a respeito da proposta e intenção do dia. Morumbi deixou clara a sua intenção em estreitar os laços de parceria com o nosso município, falando sobre a importância desse ‘networking’ (troca de informações)”, revelou Nágila.

AsCom SFI

Compartilhe:

Fonte: Prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana