Qualcomm revela mudanças em suas linhas de chips para smartphones

Créditos: TudoCelular

A companhia Qualcomm anunciou algumas mudanças importantes na forma como nomeia seus chips da linha Snapdragon, destinados a celulares. Em meio a diversas mudanças, a empresa revelou que uma delas estará relacionada ao sistema de numeração de três dígitos que vem sendo usado para diferenciar seus produtos há anos.

A notícia, que foi fornecida pela companhia na data de hoje (23), chega antes do esperado lançamento do chip principal da próxima geração da empresa, o qual será anunciado no dia 30 de novembro deste ano.

Em seu anúncio, a empresa informou que a linha de chips Snapdragon agora existirá como uma marca autônoma, separada da marca Qualcomm, que não terá seu nome utilizado nos chips produzidos pela companhia, com o objetivo de simplificar a denominação dada a cada um deles.

Esta é uma mudança que a empresa revelou estar planejando desde o início deste ano e que já foi colocada em prática com o lançamento do chip Snapdragon 888 Plus, o qual não conta mais com o termo Qualcomm em seu nome.

No entanto, a maior mudança anunciada pela empresa estará ligada à sequência de números que diferencia cada uma de suas linhas de chips. Conforme a própria empresa anunciou, durante anos, a Qualcomm rotulou seus chips com nomes baseados em três dígitos, como as linhas Snapdragon 480, Snapdragon 765 e Snapdragon 888.

Segundo ela, o primeiro número informava aos clientes o quão poderoso era o chip, levando em conta que os chips da série 8 eram aqueles capazes de fornecer um maior desempenho, enquanto os outros modelos representavam chips mais básicos. Já o segundo número normalmente era usado para indicar a geração de cada chip, por exemplo, um novo Snapdragon 875 era considerado o sucessor do Snapdragon 865. Por fim, o terceiro número geralmente indicava detalhes de menor importância definidos pela empresa, como uma performance um pouco mais avançada ou não.

No entanto, a empresa informou que esse sistema de numeração tem gerado diversos problemas, em razão de causar uma grande confusão com os usuários de smartphones que utilizam os chips da companhia. Além disso, a Qualcomm também afirmou que está ficando sem opção de números em seu atual esquema de nomenclatura.

Dessa forma, a empresa anunciou que mudará para uma nomenclatura formada por um dígito e o número da geração de cada chip, uma forma de definir os produtos que já é utilizada para os processadores de PC fabricados pela companhia, como é o caso do Snapdragon 8cx Gen 2.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário