Professor do ITA é eleito Presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM)

Publicado em 19/10/2021 – 11h25min

 

Novo presidente, 3º professor do ITA na função, comandará a Associação no biênio 2021-2023

 

O Professor Domingos Alves Rade, da Divisão de Engenharia Mecânica (IEM) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi eleito Presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), para mandato no biênio 2021-2023.

Professor Rade é o terceiro docente do ITA a exercer a presidência da ABCM. Antes dele, o Professor Euclides de Carvalho Fernandes, ex-Reitor do ITA, foi Presidente no biênio 1982-1983, e o Professor Renato Machado Cotta, professor do ITA entre 1985 e 1987, foi Presidente no biênio 2000-2001. Além disso, outros docentes do Instituto têm tido atuação marcante na ABCM, como editores associados e membros dos Comitês Técnicos da Associação.

A ABCM é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter cultural e científico e tem por missão promover o desenvolvimento da Engenharia e Ciências Mecânicas no Brasil, por meio da promoção de eventos científicos; intercâmbio entre Universidades, Centros de Pesquisa e Indústria; e publicação de livros textos, monografias e periódicos. Promove o Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (International Congress on Mechanical Engineering – COBEM) e produz o periódico Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering – BMSE, publicado pela editora Springer.

A chapa eleita é ainda composta pelos professores: Amir Antônio Martins de Oliveira Júnior, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como novo Vice-Presidente, Aline Souza de Paula, da Universidade de Brasília (UnB), na função de nova Diretora Secretária, Francis Henrique Ramos França, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como novo diretor Técnico-Científico, e Fabio Toshio Kanizawa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), eleito novo Diretor Tesoureiro.

A cerimônia de posse ocorrerá na reunião da Assembleia da Associação, durante o COBEM 2021, de forma virtual, no período de 22 a 26 de novembro (link para o site da Conferência).

“É uma satisfação para comunidade iteana ter um representante na Diretoria eleita da ABCM, parabenizo o Professor Rade e desejo sucesso em sua gestão’, declarou o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

 

Fonte: ITA

Edição: DCS-ITA

Revisão: ACS-DCTA

Fotos: ITA



Fonte: Instituto Tecnológico da Aeronáutica

Leia mais notícias no Portal Defesa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário